A PAIXÃO POR UMA CIDADE (153). Cezar Schirmer, o prefeito de uma Santa Maria depositária das suas melhores esperanças
Por LICIANE BRUN (texto) e foto Arquivo Pessoal

Poucas pessoas têm o dom de administrar uma cidade. Conciliar vida pessoal e profissional, dedicar-se com afinco à administração pública pelo bem de um lugar, é um ato corajoso. E na lista dos audazes homens que Santa Maria já viu no posto de administrador da cidade ao longo de seus 153 anos, está o atual prefeito, Cezar Augusto Schirmer.
Natural de Santa Maria, Cezar Schirmer acredita que a sua cidade é acolhedora e com um ótimo astral. “Todas as pessoas que aqui viveram ou passaram sempre têm manifestações de carinho e agrado com nossa cidade. O relevo também tem características especialíssimas. De um lado a montanha, a serra, a floresta com todos os seus encantos. E do outro a planície, o inicio do pampa, com suas peculiaridades únicas”, descreve.
O prefeito enfatiza que as famílias, empresas, cidades e países que mais prosperam são os que conjugam o verbo somar ou multiplicar mais do que o verbo diminuir ou dividir. “Por isso temos que multiplicar espaços de todos na mesma direção”, comenta.
Para Cezar Schirmer, Santa Maria é agradável e as pessoas são afáveis. Se o prefeito é apaixonado por sua cidade? “Sim”, confessa. “Aqui nasci, aqui despertei para a vida e recebi todos os estímulos e apoios para a realização das minhas melhores esperanças na educação, na política e na vida”.
Cezar Schirmer é a história de Santa Maria, assim como tantos, ele, quando saiu da cidade foi para vencer, se tornar um dos políticos mais influentes existentes hoje, tanto que conseguiu unir a cidade em um bem maior: o progresso por Santa Maria. Os demais líderes tem seus méritos, não há de se negar, mas a construção dessa união tem muito a cara de Cezar Schirmer. Quando dizem que a cidade vive o seu melhor momento, quem está no centro dos acontecimentos, invariávelmente? Com Tarso, Dilma, Pimenta, Pozzobon, Yeda, sempre nesses momentos e nas discussões está o prefeito construíndo a união da cidade. E pelo visto está conseguindo. Parabéns.
Ele só divide a paixão por Santa Maria com Porto Alegre, pra onde transferiu seu título de eleitor e onde foi candidato a prefeito.
Ha, ele também acha que as escolas de samba de lá devem receber mais verbas de Santa Maria que aquelas aqui da terrinha.
Ora, ora! Vamos azedar um pouquinho essa paixão.