Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta terça, a Estatuinte da UFSM e definição do processo de Schirmer na Câmara

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça, 13  de setembro, no jornal A Razão:

Na semana passada, professores, alunos e técnicos elegeram últimos 135 delegados estatuintes (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm/Divulgação)
Na semana passada, professores, alunos e técnicos elegeram últimos 135 delegados estatuintes (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm/Divulgação)

Vem aí um renovado Estatuto para a UFSM

Se há pouca mobilização popular (ao menos por enquanto) em torno da eleição municipal, é fácil entender por que praticamente nada se sabe do processo estatuinte em curso na UFSM. Mas talvez seja melhor prestar atenção. Afinal, a principal instituição santa-mariense, com orçamento duas vezes maior que o do município, está em vias de tr um novo Estatuto.

Que não se diga ter faltado oportunidade de participação. Dos 300 delegados eleitos, os últimos 135 foram definidos semana passada. São, em iguais proporções, professores, técnico-administrativos e alunos. Eles se somam aos 135 eleitos em junho, nas diversas unidades da UFSM, e aos 30 escolhidos na comunidade (externa à Universidade).

Para que depois ninguém diga não ter sido avisado, a ideia é já ter um esboço de Estatuto no final do ano. Os delegados, afinal, serão empossados daqui a oito dias, 21 de outubro, no Espaço Multiuso, no Campus. Depois… É o trabalho. Que não é pouco.

INTERESSE MAIOR É…

Não há dúvida: a Estatuinte da UFSM desperta muito maior interesse entre professores, seguidos pelos técnico-administrativos e depois, bem depois, pelos alunos. E há números para comprovar isso.

…DOS PROFESSORES

Na eleição para os últimos 135 delegados, 45 de cada segmento, do potencial de 30 mil eleitores, só 1.779 foram às urnas: 739 docentes, 665 técnicos e apenas 375 estudantes. A ressalvar o fato de haver uma chapa discente. Ainda assim…

VEREADORES E O…

Reúne-se hoje a Comissão Processante da Câmara, instalada há uma semana, para apurar a conduta do ex-prefeito Cezar Schirmer. Ele, lembre-se, renunciou duas horas depois, para assumir a secretaria de Segurança.

…“CASO SCHIRMER”

Só uma grande surpresa impedirá o arquivamento do processo. O que não significa, necessariamente, que tudo acabou. O Ministério Público será o destinatário da documentação e dará (ou não) prosseguimento às investigações.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo