Eleições 2012Pesquisa

PESQUISA A RAZÃO/CACISM: Schirmer está na frente com 44%. Pozzobom tem 18,8% e Helen 12,3%

As consequências, na avaliação deste editor, você terá mais adiante. A avaliação, ainda que rápida, está em nota publicada agora há pouco, mais abaixo. Agora, você tem a íntegra da reportagem principal publicada pelo jornal A Razão, cuja edição já está nas bancas e com os assinantes.

Lá embaixo, você ainda tem dois links, com a reprodução das páginas do próprio jornal e onde poderá conferir, além de outras informações, todas as tabelas publicadas por A Razão – que encomendou, junto com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), o levantamento realizado pelo instituto Studio Pesquisas. Acompanhe:

 “Schirmer lidera pesquisa

Levantamento aponta que atual prefeito seria reeleito com 44% dos votos se eleição fosse hoje

Se a eleição à Prefeitura de Santa Maria fosse hoje, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) seria reeleito para um mandato de mais quatro anos, com 44% dos votos. É o que aponta a pesquisa de intenção de voto feita pelo Studio Pesquisas na quinta-feira, 2 de agosto. Em segundo lugar aparece o candidato do PSDB, deputado estadual Jorge Pozzobom, com 18,8%. A seguir, vem a candidata do PT, vereadora Helen Cabral, com 12,3%, e os candidatos do PSOL, Tiago Aires, com 0,5%, e do PSTU, Jeferson Cavalheiro, com 0,3%. Esse é o resultado da pesquisa estimulada, em que os entrevistadores apresentam os nomes dos cinco candidatos registrados na Justiça Eleitoral. A margem de erro é de 4,9%, para mais ou para menos.

Ainda na pesquisa estimulada, o número de eleitores que votariam em branco ou nulo é de 4,5% do total. O percentual de indecisos é de 19,8%. Foram ouvidos 400 eleitores dos dois sexos, de todas as faixas de idade e escolaridade, em todo o município. A pesquisa foi encomendada pelo Jornal A Razão e pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo de número RS-00057/2012.

Espontânea – Já na pesquisa espontânea, em que os entrevistadores perguntam, em que o eleitor pretende votar, sem apresentar nomes de candidatos, Schirmer também lidera a disputa, com 22% das intenções de voto. Nessa modalidade, há um empate técnico entre PT e PSDB. Helen vem em segundo, com 4,5% das intenções de voto, enquanto Pozzobom aparece em terceiro, com 4,3%. Na consulta espontânea, o atual vice-prefeito José Haidar Farret (PP) e o ex-prefeito e deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) são lembrados por 0,3% dos entrevistados, mesmo índice do PT.

Índice de rejeição do prefeito é o mais alto

O levantamento de intenção de voto realizado pelo instituto Studio Pesquisa também aponta os índices de rejeição aos candidatos. Os entrevistados responderam a seguinte pergunta: Tem algum (a) destes candidato (a)s no qual não votaria de jeito nenhum? Em primeiro lugar, aparece o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), candidato à reeleição, com 11,8%. Em segundo, vem a candidata do PT, Helen Cabral, com 6,5%. O candidato do PSDB, Jorge Pozzobom, é o terceiro mais rejeitado, com 5,5%. Tiago Aires, candidato do PSOL, é o quarto com 3,8%. O menor índice de rejeição é o do professor Jeferson Cavalheiro, que concorre pelo PSTU. Um contingente de 4,3% do eleitorado respondeu que não votaria em nenhum dos cinco candidatos. Já 72,3% não rejeitam nenhum dos concorrentes.

REPORTAGEM COMPLETA – 1ª PARTE

REPORTAGEM COMPLETA – 2ª PARTE

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Tenho minhas dúvidas em relação tanto à pesquisa, quanto ao comentários aqui escritos. Então, “no centro” a direita sempre vence. Certo. Então, teríamos um empate entre PMDB e PSDB, e não é o que está descrito. Depois, onde temos hoje representantes de esquerda? Digo candidatos com reais chances? Não, nós não possuímos estes candidatos. Helen é do PT, que hoje todos sabemos não ser de esquerda… E, na atual conjuntura, seria interessante a reeleição, ou a entrada do tucano ( partido, não característica física ). Acredito fielmente que o povo santamariense tem muita cabeça, e se assim for, PT por aqui, nunca mais !!!

  2. Estes 44%, esta provando que não vale a pena dar cargos a estes partidos de aluguel, pois esta provado que eles não tem voto se tivesse teria que ser no minimo 60%, mas isso só os dirigentes do PMDB que não enxergam para fazer coligação tem que analisar quem são os dirigentes e o que fazem, porque na verdade na maioria são gente que vive de mamatas, e nunca fizer nada, e nem tem condições de eleger um vereador, portanto eu acho que os partidos grandes pagam muito caro para manter esta gente que não dão retorno, por esse motivo sugiro ao prefeito Shirmer, que após as eleições o partido que não eleger nem um vereador seja dispensado da administração, pois com o dinheiro gasto com esta gente da para fazer muita coisa, espero ser atendido obrigado.

  3. A margem de erro da pesquisa é bastante alta, porém ela dá algumas amostras importantes para as campanhas, principalmente no voto por faixa de renda e etária. Na espontânea, Helen já tá em segundo e isso mostra que deve crescer, além de que ainda tem todo a campanha no rádio e TV ainda. Número de indecisos na espontânea também é bastante alto, 66%, dois terços da pesquisa.

  4. Isso é para ver que se tivesse um candidato melhor ganhava facil o passo, o prefeito correndo solito tem 44%, se tivesse um adiversario forte a tendencia era diminuir, mais depois que Lula, procurou Maluf, para aconchavos, temos que admitir que eles tiraram o povo para bobo, mas se não tivesse os bobos como os vivos estariam, todos na boca maldita pedindo cafezinho, e mentindo, porque trabalhar é a unica coisa que eles não gostam.

  5. mas esta tal de carmem lucia está com medo mesmo de perder a boca, não? Consegue duvidar de tudo! MAs claro, cc na prefeitura só mesmo pra quem trabalha a favor, não contra. A Helen vai crescer mesmo, deverá chegar na finaleira em segundo e o afoito não vai fazer nem oito (oito por cento, com o perdão do trocadilho!)

  6. Não é de se estranhar que Schirmer esteja na frente. Vejam só: o primeiro ano de governo dele ele ficou só falando mal do Valdeci; o segundo colocando a casa em dia; o terceiro ensabou e no quarto começou a trabalhar sempre pensando na memória curta do eleitorado, porém ele, não se apercebeu que politica não se faz mais assim. A população acompanha tudo e portanto ele pode cair do cavalo.
    Se eu fosse ele pensava bem antes de acreditar nesta pesquisa. Um dito popular deveria ser respeitado: quanto mais alto, maior o tombo.

  7. Helen Cabral começa a crescer nas pesquisas aqui em Santa Maria. Isso é muito bom para a cidade. Não tem nada decidido.

  8. Uma pesquisa deu 39 para o pozzobom e 34 para o Schirmer, esta agora dá 44 para o schirmer e 18 para o Pozzobom, algo estranho tem…..

  9. Tem coisas que não entendo: Schirmer maior rejeição e esta com 44% de intenções de voto? pesquisa é boa mas me confundem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo