EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM. Greve dos técnicos no final. Docentes avaliam contraproposta que governo já disse não querer ouvir

Não deixa de ser interessante. O governo queria e conseguiu, aparentemente, isolar o sindicato nacional docente controlado por PSTU e PSOL. Ao ponto de, no que toca às universidades federais, estar muito prestes a ver aceita sua proposta aos técnico-administrativos. A federação nacional da categoria está orientando as afiliadas, inclusive a seção santa-mariense, à “saída unificada da greve” a partir da próxima segunda, dia 27.

Na UFSM, aliás, a Assufsm, que representa os técnico-administrativos realizou a primeira parte de sua assembleia nesta segunda e encerra daqui a pouco, às 8 da manhã, em nova RODADA, no Auditório da Química, no Campus.

Já os docentes, e aqui é uma opinião obviamente claudemiriana, estão buscando uma saída honrosa para o movimento, de resto derrotado pelo governo – com implicações políticas futuras ainda não mensuráveis. Os negociadores rejeitam qualquer possibilidade de voltar a conversar com o Andes, o sindicato nacional – depois da recusa, por estes (seção sindical da UFSM incluída), da segunda proposta feita e aceita por outros representantes (ainda que minoritários) da categoria. Mais ainda ficou evidente a derrota política (do momento) do sindicato, ao ver uma de suas principais seções, a da UNB, decidir pelo retorno ao trabalho.

E em Santa Maria? Aqui, haverá assembleia nesta quarta. E o que se avaliará? Exclusivamente uma “contraproposta do Andes ao governo”. Detalhe: o destinatário já disse que não vai ouvir. Então? Um problema para o sindicato resolver. Mas já se admite, no próprio Andes, que a luta deve mudar a partir do 31, como mostra, em determinado ponto, o comunicado do Comando Nacional de Greve. Este:

“…lutar no parlamento para alterar um projeto de lei enviado pelo executivo e que não terá contemplado as reivindicações da categoria docente em greve; em outro campo de batalha, que será o Congresso Nacional; e com outros atores para interlocução, que serão os parlamentares.”

Cá entre nós, a confissão da derrota política da greve iniciada, no caso de Santa Maria, há três meses. Ah, sobre a assembleia desta quarta, na boca do monte, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes, com texto de Fritz Nunes e informações do Andes/SN. A seguir:

 “Professor da UFSM tem assembleia nesta quarta

…Os docentes da UFSM, em greve desde o final de maio, terão nova assembleia nesta quarta, 22 de agosto. A atividade inicia às 8h30min, no auditório Sérgio Pires, no campus da UFSM. A assembleia tem como pauta única a “avaliação de uma contraproposta do ANDES-SN ao governo”. Nesta terça, às 9h, tem uma atividade preparatória sobre a elaboração de uma contraproposta: é o café da manhã com os docentes grevistas, que ocorrerá no hall do prédio do CCSH campus.
Em comunicado especial emitido pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, no último sábado, 18, se avalia que as atividades da última semana, que incluiu atos em frente aos prédios do MEC e do Ministério do Planejamento, a marcha em Brasília, entre outras, foram positivas, mesmo que não tenham sido suficientes para que o governo reabrisse o processo de negociação. Para o CNG, o fato de…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo