CampanhaEleições 2012Política

AUDIODESCRIÇÃO. Recurso inclusivo em propaganda eleitoral no MS. E tem santa-marienses no comando

Há, aqui, na opinião do editor, duas informações importantes. A primeira é o uso de um recurso, no mínimo, pouco usual (se é que existe isso, em outro lugar do País – o sítio não tem essa informação). É a audiodescrição, que permite a inclusão de um sem número de cidadãos que, de outra forma, não teriam acesso ao trololó eletrônico.

A outra é que tem, na equipe que faz a campanha eleitora de candidato a prefeito de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, dois integrantes pra lá de importantes e que são profissionais santa-marienses. No caso, o diretor Luiz Alberto Cassol e o consultor político, Luciano Ribas – ambos colaboradores deste sítio, aliás.

Os detalhes dessa história chegam através da assessoria de divulgação da Accorde Filmes, de Porto Alegre. Acompanhe:

Audiodescrição na propaganda eleitoral

Os programas de televisão do candidato a prefeito de Campo Grande,  Vander Loubet, do PT, estão sendo  disponibilizados com audiodescrição no site da campanha         (www.vander13.com.br) . É a primeira vez que o recurso é utilizado em uma campanha eleitoral no Brasil e revela preocupação com a inclusão social e cultural e respeito ao direito de todos à informação.

A  audiodescrição é um recurso que amplia o entendimento de pessoas com deficiência visual e baixa visão, idosos, pessoas com síndrome de Down e dislexia em cinema, televisão, espetáculos de teatro  e  dança, obras de arte e fotografia. Ou seja, em todas as atividades nas quais a informação visual é fundamental para a compreensão da obra.  No caso dos programas de televisão, uma narração entre as falas descreve as imagens que aparecem, com  informações sobre paisagens, cenários, expressões e movimentação de pessoas e o que está escrito na tela.

A Accorde Filmes, de Porto Alegre, é a produtora responsável pelos programas de televisão, com direção de Luiz Alberto Cassol e consultoria política de Luciano Ribas. Os roteiros de audiodescrição são de Marilaine Castro da Costa, edição de áudio de Rafael Prates e edição de video de Marcio Papel. “     

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo