CampanhaEleições 2012PesquisaPolítica

CAMPANHA. E não é que todos gostaram da pesquisa Ibope? E só Helen deu tom um pouco diferente? Mas…

Aparentemente, ninguém desgostou da pesquisa Ibope, divulgada sábado, pelo Diário de Santa Maria. E mais: com exceção de Helen Cabral (PT), que se referiu criticamente, a impressão é que todos gostaram. Bem, é o que entendeu o editor, ao ler a reportagem assinada por Marcos Fonseca. Quem sabe você confere e tire tua própria conclusão? A seguir, um trecho do texto:

Prefeituráveis avaliam pesquisa

… A maioria dos cinco candidatos a prefeito de Santa Maria avaliou positivamente a primeira pesquisa do Ibope, encomendada pelo Grupo RBS, para a prefeitura de Santa Maria. A consulta a 602 eleitores foi feita entre os dias 28 e 30 de agosto. Os resultados foram publicados no Diário do fim de semana.

Na pesquisa estimulada (em que é apresentado um disco com os nomes dos candidatos), o atual prefeito, Cezar Schirmer (PMDB), apareceu na frente com 50% das intenções de voto. Em segundo, constou Jorge Pozzobom (PSDB), com 18%. Em terceiro lugar, Helen Cabral (PT), com 15%. Os candidatos Tiago Aires (PSol) e Jeferson Cavalheiro (PSDB) apareceram empatados em quarto lugar, com 1% das intenções de voto…

… a candidata Helen Cabral (PT) avaliou com cautela os resultados da pesquisa. Segundo ela, as pesquisas de opinião “nunca foram muito generosas com o PT”.– A verdadeira pesquisa é a sentida nas ruas. Essa pesquisa mostrou o resultado no Centro, mas, nas vilas e bairros, a situação é diferente. Temos muito apoio nesses locais – pondera.
A petista informa que o partido está entusiasmado, e a tendência é de a campanha crescer agora, com apoio da propaganda no rádio e na TV.

Preparado para o aumento das críticas

O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) adota um discurso ameno para comentar a ampla vantagem no discurso. Ele afirma que recebe o resultado como estímulo para continuar o trabalho pela reeleição. O peemedebista diz que o mais importante na pesquisa foi a aprovação do seu governo (69% aprovam, 24% desaprovam e 6% não souberam ou não respondera a esse item). Schirmer garante que está preparado para o aumento das críticas dos adversários.  Se os adversários continuarem batendo, como estão, só vamos crescer. É igual a pão de ló, quanto mais se bate, mais ele cresce – diz.

Jorge Pozzobom diz que o segundo lugar na pesquisa do Ibope está dentro do previsto para este momento inicial da propaganda política na TV, que começou em 23 de agosto. O tucano acredita que o horário gratuito dá resultado após sete a 10 dias.

– Aos 45 minutos do segundo tempo, nós vamos ganhar esta eleição. Isso, claro, sem desmerecer o adversário – afirma…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo