ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Advogados elegerão nova direção da OAB/SM. E aí, haverá mais de uma chapa?

Luneta

A greve docente da UFSM está longe de terminar, no campo ideológico. Grupos, por enquanto de forma ainda improvisada, se movimentam.

Tudo desembocará na ainda distante eleição para renovação diretiva da Seção Sindical. Antes, prevê-se, já para o próximo semestre, embate entre grevistas e não grevistas.

Discretamente, ou nem tanto, se agilizam os grupos que pretendem influenciar no pleito para a subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil.

Como tem acontecido nos últimos pleitos (o próximo é em novembro), busca-se o consenso. Até lá, porém, muitas reuniões ocorrem.

Consta que o nome preferencial para substituir José Fernando Lutz Coelho (que não concorreria à reeleição) é o de Péricles Lamartine Palma da Costa.

Palma da Costa teria o apoio da maioria dos atuais dirigentes. Porém, ao menos um outro nome seria colocado, por ora como ‘outsider’: Christian Bertoia. A conferir.

Apenas dois candidatos a vereador estão ainda com sua pretensão pendente de decisão de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Trata-se dos petistas Bárbara Bassotto e Pai Maicon de Oxalá. Ambos, no entanto, até decisão em contrário, concorrem e estão fazendo campanha.

É possível que o julgamento não ocorra antes do pleito. Nesse caso, mesmo que impedidos depois, os votos deles constarão para a legenda. Logo, ao PT não haverá prejuízo.

A campanha, apesar de renhida, no caso da disputa para a Câmara de Vereadores, vinha ocorrendo de forma até bem civilizada – como é o ideal, aliás.

Com a proximidade do pleito, e o inevitável acirramento da luta política, surgem os primeiros atos “terroristas”. Como o roubo de cavaletes de propaganda, por exemplo.

Ao menos dois casos já foram registrados junto à Polícia Federal e à Justiça Eleitoral. E o diabo é que, invariavelmente, embora não existam comprovações, os suspeitos são sempre da mesma aliança dos prejudicados. Que tal?

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo