ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Os partidos que controlam as centrais sindicais e a greve dos docentes da UFSM

Deixemos claro: o colunista considera legítimo que partidos políticos e seus militantes procurem espaços. E até os criem, se for o caso, para mostrar sua vitalidade. Então, nada de preconceito em relação ao fato de agremiações comandarem centrais sindicais.

Tome-se a CUT, por exemplo, a maior de todas. Tem petistas na idealização, há muitos anos, e assim ocorre desde então. Já a Força Sindical é a presença do PDT na área. Aliás, um deputado federal influente, Paulo Pereira da Silva, é conhecido, não por acaso, como “Paulinho da Força”.

De poucos anos para cá, foi criada a Conlutas. Trata-se do braço sindical do PSOL e pelo PSTU, que um dia foram cutistas e, muitos de seus militantes, petistas. E se move, apenas, pelo interesse das duas agremiações. Uma das principais entidades vinculadas aos dois partidos é o Andes, o sindicato nacional majoritário dos docentes federais. E a Sedufsm, em Santa Maria, é vinculada ao Andes e se desligou da CUT.

Bueno, dito isto, já dá pra saber quem conduziu o movimento grevista nas universidades federais. Aliás, uma greve politicamente derrotada, pois que não alcançou os objetivos traçados pelos idealizadores nacionais, da Conlutas, do PSOL e do PSTU. Mas isso já é assunto para outra discussão, a ser travada pelos professores, com certeza. Inclusive porque há quem entenda o contrário. Isto é, que foi vitoriosa.

Muito simples? Talvez. Mas é isso. Gostem ou não as patrulhas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo