EconomiaTrabalho

ECONOMIA. Acaba greve no Banco do Brasil. Já na Caixa e no Banrisul bancários mantêm a paralisação

Na assembleia desta quinta, bancários do Banrisul e da Caixa rejeitaram proposta patronal

A situação é basicamente a seguinte: a greve acabou nos bancos privados – e em Santa Maria e região, apenas agências do Itaú chegaram a aderir ao movimento paredista nacional. Nos bancos públicos, o Banco do Brasil volta ao trabalho nesta sexta-feira, depois de os funcionários aceitarem a oferta dos banqueiros, ainda que com pelo menos uma restrição.

No entanto, no Banrisul e na Caixa Federal a paralisação está mantida, depois da assembleia da tarde desta quinta. Há uma possibilidade de a Caixa também voltar ao batente já na próxima semana – dependendo do que decidir novo encontro dos bancários, marcado para o final da tarde desta quinta.

As informações aí de cima são todas a partir de material produzido pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários, que traz também um balanço da paralisação até a tarde passada, como você pode conferir no texto e na foto de Luísa Kannaan. A seguir:

Greve continua na Caixa e no Banrisul

Os bancários de Santa Maria e Região aprovaram a proposta de 7,5% de reajuste salarial oferecidas na terça-feira pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A decisão foi tomada na assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, na AABB. Já os funcionários da Caixa e do Banrisul rejeitaram as propostas específicas e seguem em greve por tempo indeterminado. Os empregados do Banco do Brasil aprovaram as propostas e voltam ao trabalho normal nesta sexta-feira.

Segundo a diretora do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Margarete Zamberlan Thomasi, 248 agências do Banrisul estão em greve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Ainda conforme Margarete, os funcionários não receberam nenhuma proposta nova do banco e desejam que seja aberto um canal de negociação. Os bancários do Banrisul formaram um comitê de bases para mobilização da categoria.

Durante a assembleia, funcionários da Caixa analisaram pontos de uma contraproposta que foi aprovada pela assembleia e que será encaminhada ao comando nacional. Os trabalhadores da Caixa voltam a se reunir em assembleia nesta sexta-feira, às 18h, na AABB, para debater os rumos da greve. 

Os funcionários do Banco do Brasil votaram a favor do acordo oferecido pelos patrões, porém rejeitaram o aditivo proposto às 6 horas de jornada de trabalho (pelo aditivo, os bancos aceitariam jornada de 6 horas, mas em compensação o sindicato removia as ações judiciais que pleiteavam o pagamento da 7ª e 8ª horas de trabalho). 

Quadro da greve nesta quinta-feira em Santa Maria e Região

Banrisul

Santa Maria

Centro – Fechada

Dores – Fechada

Medianeira – Fechada

Tancredo Neves – Fechada

Bozano – Fechada

PAB Prefeitura – Fechado

PAB Fórum – Fechado

Camobi – Parcial

Região

Júlio de Castilhos – Fechada

Pinhal Grande – Parcial

São Pedro do Sul – Parcial

Dona Francisca – Fechada

Itaara – Parcial

Cacequi – Fechada

São Vicente do Sul – Fechada

Agudo – Fechada

Faxinal do Soturno – Fechada

São Sepé – Fechada

Formigueiro – Fechada

Caixa

Santa Maria

Centro – Parcial

Ymembuí – Fechada

UFSM – Fechada

Mallet – Fechada

Camobi – Fechada

Região

Júlio de Castilhos – Fechada

Tupanciretã – Parcial

São Sepé – Fechada

Restinga Sêca – Fechada

Banco do Brasil

Santa Maria

Rio Branco – Parcial

Mariano da Rocha (UFSM) – Parcial

Presidente Vargas – Fechada

Niederauer – Parcial

Medianeira – Parcial

Estilo (Medianeira) – Parcial

Região

Júlio de Castilhos – Parcial

São Sepé – Fechada”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo