CampanhaEleições 2012Política

ELEIÇÕES 2012. Audiência sobe e candidatos jogam tudo nos oito programas “definitivos” no rádio e na TV

É regra universal. Os dois ou três primeiros programas da propaganda eleitoral no rádio e na televisão têm audiência razoável. Em seguida, um declínio considerável. Os cidadãos ouvem música, cozinham ou nada fazem, simplesmente. Tudo para, nos últimos dias de campanha voltarem à telinha ou ao dial, em audiência sempre crescente. É quando, dizem os entendidos, tomam – se ainda não a tem – sua decisão definitiva.

Tomando como base as últimas pesquisas disponíveis, há um contingente de publicamente indefinidos que beira os 20%. Não mais que isso. Também é regra, sujeita, claro, às exceções, que eles se distribuem proporcionalmente à intenção de voto já cristalizada. É o que diz o livrinho. Mas não é definitivo. Por isso, e para isso, é fundamental aos candidatos os últimos programas. Oito, no caso presente, que ainda restam aos concorrentes à prefeitura, antes do voto.

Certa feita, o experiente militante político (e ex-candidato a prefeito) Sérgio Blattes disse algo ao editor. E não foi esquecido: “programa de TV (e rádio), assim como os últimos debates, podem não dar a vitória a ninguém. Mas podem derrotar”. Daí porque, nesse momento, é proibido o erro, para quem está na frente. E é absolutamente necessária a ousadia, para os perseguidores. Do contrário, nada muda.

É essa a expectativa que cerca o ouvinte/telespectador/eleitor, nesse terço final de campanha. Sim, porque depois não há mais. Só a urna. E o seu resultado. Aguardemos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo