ESTÁ FALTANDO. Candidatos precisam assumir, de fato, o compromisso com Santa Maria e o seu futuro
É verdade que os candidatos a prefeito, todos eles, têm a melhor das intenções para com Santa Maria. Pode-se discutir o método. E até a ideologia. Ou mesmo o programa de governo de cada um. O próprio editor, como o leitor já sabe, não raro coloca restrições a atos específicos, como é da sua obrigação profissional. Mas não se pode duvidar da dedicação que todos querem oferecer à comuna e seus cidadãos.
Dito isto, há um ponto específico em que não há clareza. Pelo menos o sítio não percebe. E já registrou. Mais que isso, repetiu a indagação. Como aconteceu no último sábado, na coluna Observatório, em nota (“Compromisso necessário”) AQUI reproduzida. A propósito, foi feito um comentário pelo presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, empresário Vilson Serro. Que, por sua óbvia importância, tomo a liberdade de republicar. Ah, os grifos não são do leitor, mas do editor. Confira, e tira tua própria conclusão:
“Claudemir:
Para embasar melhor a participação dos internautas, acredito que caibam algumas informações, mesmo que resumidas.
Inicialmente cabe ressaltar que o desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental) de Santa Maria e região, tem sido uma preocupação permanente de nossas lideranças e cidadãos.
Nos últimos anos, além de outras ações, foram criadas três instituições, que se complementam, para apoiar este desenvolvimento, que são:
Escritório da Cidade (EC), criado em 2005
O principal objetivo é o planejamento urbano e ambiental, com visão de médio e longo prazo, com base em um sistema de informações permanentemente atualizadas. Também cabe ao EC a elaboração de projetos para a captação de recursos. Para que desempenhe melhor suas funções, deve ser dotado das condições necessárias, principalmente uma equipe de servidores formada por especialistas nas areas de suas atribuições (EC).
Parque Tecnologico (TECNOPARQUE).
Todos sabemos que Santa Maria é um centro de conhecimento, mas que pouco desse conhecimento é potencializado para o desenvolvimento da região. O TECNOPARQUE está sendo construído no Distrito Industrial e entrará em operação no final deste ano ou no inicio do próximo, para ser o catalizador do desenvolvimento de Santa Maria com base na Economia do Conhecimento.
Agência de Desenvolvimento (ADESM), criada em 2011.
Para que qualquer município ou região tenha sucesso na busca de seu desenvolvimento sustentável, é fundamental que haja a articulação de suas principais instituições e lideranças e a ADESM está buscando cumprir este papel.
Cabe salientar que as três instituições citadas têm como base o controle social e a transparência e foram fundadas e têm a participação do Poder Público Municipal, das Universidades, de empresários e de voluntários da sociedade.
Vilson Serro
Presidente da ADESM”
Claudemir,
Boa Tarde!
As considerações do Sr. Vilson Serro sao as mais relevantes possíveis, ou seja, temos entidades/instrumentos para o desenvolvimento que esperamos a muitos anos, e porque nao vem?
Aredito que a interpolacao política que vivemos no municipio semelhante ao estado, nos faz perder e muito. Acredito que os grandes culpados sao os partidos politicos que aqui dominam, e quem sabe alguns de seus lideres, entendo que falta comprometimento de nossos deputados, e lideranças politicas locais. Veja o exemplo das duplicaçoes das BR’s,: na grande Porto Alegre, na serra e até mesmo na regiao de Lageado, isto é fato atual, aqui em Santa Maria, onde temos Deputado federais, Estaduais, um governador quase santamariense…. inicio das obra em 2013???. nossas estradas até Rio Grande? sem comentários, com esta infraestrutura rodoviária que temos, iremos perder a vida toda industrias para Pelotas, Caxias do Sul e pasmem, Camaquã, ou seja, é mais fácil levar embora a mao de obra daqui do que produzir aqui, sem falar nos baixos salarios de nossa cidade, pois a grande maioria de nossas empresas usam e abusam da mao de obra barata de estagiários das tantas universidades que aqui temos.