LUNETA ELETRÔNICA. Eleitor com deficiência, troco para escolas, Câmara, Assembleia, Feira da Gare…
* A notícia chega do Tribunal Regional Eleitoral e interessa basicamente aos eleitores gaúchos que tenham alguma deficiência ou mobilidade reduzida.
* Eles têm que informar esa condição à Justiça Eleitoral até sexta, dia 21 – entrando em contato com as zonas eleitorais por telefone, email ou pelo sítio TRE/RS.
* A comunicação permitirá à Justiça Eleitoral a realização um mapeamento da situação relativa à acessibilidade aos locais de votação em todo o Estado.
* São 19 as MATÉRIAS em condições de ser votadas nesta semana, pela Assembleia. A decisão sobre quantas e quais sai no final da manhã, após reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora do parlamento.
* Atenção. Semana passada eram 10, cinco foram as acordadas mas a oposição retirou seus parlamentares e não houve quórum para a apreciação e votação.
* As queixas, que podem se repetir nesta semana (a conferir) obrigarão o governo a colocar todos os seus parlamentares em plenário, para garantir a presença mínima necessária.
* A grande bronca oposicionista é em relação à PEC 223 2011, que torna obrigatória, no orçamento do Estado, a destinação dos recursos aprovados em consulta popular.
* E na Câmara de Vereadores de Santa Maria? Aqui, nada. Nem um projeto previsto para votação, nem mesmo de nome de rua, na sessão desta terça-feira.
* Aliás, até o número dos indefectíveis requerimentos solicitando serviços aos poderes publico é mirradinho, conforma o Boletim Legislativo 050/2012.
* No BL, que traz a Ordem do Dia para a sessão marcada para daqui a pouco, às 9 da manhã, são apenas 11 requerimentos. E nem a Tribuna Livre está reservada. Pooois é.
* Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, a semana é de “esforço concentrado”. E o presidente, Marco Maia (PT/RS), promote colocar em voação a MP 571/12.
* Na verdade, trata-se do projeto de lei de conversão, que trata do Código Florestal. Ainda não há acordo. E o governo discorda do que foi acertado no Senado. Então…
* Boa notícia: as escolas estaduais Cilon Rosa e Manoel Ribas, de Santa Maria, receberão R$ 630 mil. O recurso é para investir em reformas e ampliação do espaço físico.
* Conforme a assessoria de comunicação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, o troco é assegurado por convênio com o Banco Mundial.
* Na região, outras duas escolas serão beneficiadas, informa a 8ª CRE: a Reinaldo Block, de São Sepé, e a estadual de Itaara. A elas, somados, estão reservados R$ 830 mil.
* Melhor informação que isso só se for cumprida a previsão. Qual? Que as obras sejam iniciadas ainda neste semester.
* A Feira da Gare, que tradicionalmente acontece no Largo da Viação Férrea, no último domingo (16) trocou de endereço.
* Aproximadamente 25 artesãos mostraram os seus produtos na 3ª Feira Internacional de Artesanato (Feniar), que acontece até o dia 23, das 2 da tarde às 9 da noite, no Centro Desportivo Municipal (CDM).
* A próxima edição da Feira da Gare, que reúne mais de 50 expositores, será no ultimo domingo deste setembro, no dia 30.
* Conforme nota da coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, citando a coordenação do evento, já está sendo preparada comemoração para marcar o 1º ano da feira, que iniciou em dezembro de 2011.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.