Um fato incrível. Perceptível a uma olhada rápida. O curso de Medicina segue sendo o mais concorrido. No entanto, é, teoricamente, mais fácil entrar pelo sistema universal que pelo de cotas destinadas a estudantes das escolas públicas.
No primeiro caso, são 4,465 candidatos disputando 73 vagas. O que significa 61,16 para cada uma. Já no sistema de Ação Afirmativa, na cota destinada a estudantes de escolas públicas, as vagas são 24, o número de candidatos é 1.867 e a relação é de 77,79 por uma. Que tal?
A situação se repete no segundo curso mais procurado pelo sistema de cotas. No caso, Arquitetura. A relação candidato/vaga para os oriundos das escolas públicas é de 51,33 por um. E no sistema universal, 22,11 por uma vaga.
A relação candidato/vaga foi tornada pública hoje pela Comissão Permanente de Vestibular da UFSM. O concurso acontece entre 7 e 9 de dezembro. São 3.700 vagas oferecidas em 84 cursos aqui em Santa Maia. Há outras vagas (305 para seis cursos) em Frederico Westphalen e em Palmeira das Missões (356 vagas em sete cursos). No total: 4.361.
PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DA RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA, CLIQUE AQUI.
obrigado pela informação