ANÁLISE. Elio Gaspari explica por que (noves fora o “mensalão”) PT deve levar o grande prêmio eleitoral
Elio Gaspari é um dos mais respeitados jornalistas do país. Escreve para a Folha de São Paulo e é reproduzido por dezenas de jornais brasileiros, inclusive o gaúcho Correio do Povo. Dito isto, ao fato: na sua análise do episódio eleitoral, publicada nesta quarta na FSP, mostra por que o PT está se tornando o grande vitorioso, não obstante o “mensalão” e outras supostas fragilidades, ao mesmo tempo em que a oposição simplesmente se desmilingue internamente. Está sem palavra, resumidamente.
É uma avaliação bastante interessante, a partir, especialmente, da campanha para a prefeitura de São Paulo. É a teoria dele. Ninguém precisa concordar (o próprio editor tem lá suas restrições, ainda que periféricas), mas vale a pena ler, com certeza. A seguir:
“As três fatias do bolo eleitoral
Faltam poucos dias para o desfecho da eleição municipal e são fortes os sinais de que o PT terá o que comemorar. Qual a explicação para o desempenho dos companheiros se a economia vai devagar, quase parando, e a cúpula do partido de 2005 está a caminho do cárcere?
Aqui vai uma tentativa: desde 2002, quando Lula assinou a Carta aos Brasileiros e venceu a eleição incorporando pilares da política econômica de Fernando Henrique Cardoso, o PT move-se livremente sobre o campo adversário (quem quiser, pode dizer que ele vai à direita, mas essa imagem é insuficiente).
Já a oposição, petrificada, não consegue sair do lugar. Em alguns momentos, radicaliza-se, incorporando clarinadas do conservadorismo europeu e americano. O tema do aborto, do “kit gay” e a mobilização do cardeal de São Paulo ao estilo da Liga Eleitoral Católica dos anos 30, exemplificam essa tendência. (Registre-se aqui a falta que faz Ruth Cardoso. Com ela, não haveria hipótese de isso acontecer.)
Admita-se que o eleitorado se divide em três fatias. Uma detesta o PT e tem horror a Lula. Outra, no meio, pode ir para qualquer lado. O terceiro bloco gosta de Nosso Guia e não se incomoda quando ele pede que vote em seus postes. Se um bloco se move e o outro fica parado, sempre que houver eleição, o PT prevalecerá…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Esse Saul, sempre tentando justificar esse partidinho (meidocre) injustificável dele.
em nossa BOCA DO MONTE, o PT, individualmente, contando os votos para vereador e legenda, foi o partido que mais fez votos; portanto, é o maior partido.