Eleições 2012Política

E AGORA!? Schirmer obtém aprovação histórica, cria expectativas inusitadas e tem um desafio dos grandões

As crianças que ajudaram e apoiaram Schirmer são as beneficiárias futuras das promessas…

Foi uma campanha pra lá de tranquila. Como já se imaginava, desde os primórdios, e mesmo antes, com a superaliança montada em torno dele, Cezar Augusto Schirmer obteve VOTAÇÃO mais que suficiente para ficar mais quatro anos à frente da Prefeitura.

…feitas por um candidato entusiasmado

Mas, e agora? É fato que a sensação de que ele (e seu parceiro, José Haidar Farret, do PP) fez um bom governo garantiu a frota de caminhões lotados de voto que recebeu. Mais exatamente 82.477 – foram apenas mil e pouco mais que em 2008 (então, fez 80.989 votos). Mas, em números relativos, foi melhor. Há quatro anos, 53,98%. Agora, 54,76%.

À oposição, especialmente a petista, coube praticamente apenas dizer que a quase totalidade dos recursos foi obtida a partir do próprio partido de Dilma e Tarso. Mas, objetivamente, quem se beneficiou disso, porque, afinal, usou bem o dinheiro recebido, foi Schirmer. É o que pensou o eleitor. E deu sua resposta.

Essa coisa do imaginário popular funcionou. E o peemedebista conquistou um novo mandato. Mas, e agora? Afinal, foram muitas as promessas de campanha. E estão devidamente registradas aqui neste sítio, nas mais de 50 notas distribuídas pela assessoria de imprensa da campanha. Portanto, facilmente verificáveis no arquivo. Não se perderão ao vento. E serão cobradas. Como deveria ser sempre.

Eis o desafio de Schirmer. Tem (mais) quatro anos, por exemplo, para melhorar o trânsito e, especialmente, a mobilidade urbana. E este é apenas um, bastante identificado na ideia do metrô (com que nome tenha), entre outras. Mas não apenas: há perspectivas concretas lançadas sobre um eleitorado feliz e ávido por mais felicidade. O prefeito reeleito é autor e fiador, ao mesmo tempo, de um sonho. Se não for realizado, virá a frustração.

OBSERVAÇÃO: as fotos são de Felipe Pires

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14 Comentários

  1. No caso do vlt, existe o pac de mobilidade urbana para cidades entre 250 000 e 700.000 habitantes. Basta apresentar o projeto ao ministerio das cidades para receber a verba. Sendo um bom projeto,claro.

  2. O Sr Realista acha ,então, que finalmente alcançaremos condições de primeiro mundo. Por causa dos parques e dos VLT que o Cezinha jura que vai implementar. Cezinha não consegue nem dar manutenção no Itaimbé, que tá na fuça dele. Imagina nos outros parques?! Quanto ao VLT …lá na Europa tá cheio. Mas….aqui…e com o Cezinha na administração?. Fala serio, Realista!

  3. Sobre a visao de parques,seu pensamento eh de cidade pequena,assim como de mobilidade urbana.Na europa,tive a oportunidade de andar no tranway,tranvia e todas as cidades tem varios parques. Talvez por isto lah seja o primeiro mundo. Saude e educacao sao importantes,mas mobilidade e qualidade de vida tb. Nao acho o transito de santa maria tranquilo em nenhum horario durante o dia.

  4. Sr.Antonio,acho que o sr estah mal informado,uma empresa espanhola venceu a licitacao internacional e estah finalizando o plano diretor de mobilidade urbana,onde o vlt e brt estaoincluidos.
    O plano diretor estah sendo realizado com dinheiro do banco mundial.

  5. Sr. Realista, nunca foi feito nenhum plano de mobilidade nesta cidade, como deve ser feito, vinculado a planejamento urbano e agora com prerrogativas que apontem para a sustentabilidade. NUNCA. O que se faz todo dia são estudos localizados, são remendos, se usa a secretaria com fins políticos (veja o número de votos de um novo vereador) e não há pessoal suficiente gabaritado na própria prefeitura para tanto, e não pode ter mesmo, é caro e se faz uma vez só, nenhuma cidade pequena tem pessoal qualificado em número suficiente para um estudo desse porte, é especializado, mesmo as grandes não prescindem de consultorias, pois a questão da mobilidade atual é complexa, exige conhecimento muito especializado, e vinculado, digo mais uma vez, a uma visão mais abrangente que é o planejamento urbano. Sabe o que até mesmo os EUA estão fazendo hoje, o país campeão de carros? Discutindo “walkability”, ou seja, propiciar qualidade de vida aos cidadãos para eles fazerem boa parte das ações a uma distância de 20 min A PÉ. Aqui um ex-secretário queria fazer do nosso centro vias largas e rápidas para carros, veja o absurdo, mas por quê? Era o eleitorado dele, a classe média que não larga da carcaça poluidora nem para fazer compras a 10 min a pé. Nunca tivemos um estudo sério sobre mobilidade, e sinto dizer, os que andam fazendo planejamento urbano aqui também não se atentam, querem fazer cinco parques enormes que as pessoas precisarão de um meio para se deslocar quando bastava um parque apenas e um cuidado para que todas as praças já existentes pudessem atender prioritamente as pessoas que vivem no entorno, que vão às praças a pé. E não estão descentralizando serviços nem empresas, está tudo no centro da cidade. Mais, os problemas no trânsito hoje só acontecem em horários de pico, a grande maior parte do dia qualquer rua tem um trânsito normal, o centro fora do horário de pico é uma maravilha, então porque não acordam com as empresas que haja horários diferenciados para funcionários entrarem e saírem do serviço e escolas com horários diferenciados para o início e fim de aulas? Como está hoje é não racional, todo mundo começa a trabalhar e estudar praticamente no mesmo horário, não tem sentido racional criar uma estrutura eficiente para atender eficientemente no pico, è dinheiro jogado fora.
    Os poucos exemplos citados bem mostram como não se faz nessa cidade planejamento urbano nem nunca fizeram um pleno de mobilidade urbana. Fazem, isso sim, “remendões”, e no momento das eleições prometem qualquer coisa. Sinto dizer, mas sua falta de visão de onde sai o nosso dinheiro não é nada realista. Então vem do Governo Federal de graça? Mais, se vem do Governo Federal vem de um buraco sem fundo? Saindo para uma área é menos para outra área. Estamos pagando 44% dos impostos para pagamento de dívidas feita pelos Estado, isso é menos investimento para educação e saúde, o bolo é um só. Se houvesse mais investimento em educação, e mais pessoas indo até o fim da formação, isso aumentaria a conscientização das pessoas, elas usariam menos os carros, votariam em pessoas que prometeriam transporte público decente… e assim por diante. Entendeu como está tudo conectado? Como podemos resolver problemas e planejar uma cidade com ignorantes que votam e políticos que decidem o que fazer pelo que vem na “telha” deles?

  6. E sobre o dinheiro,obvio que virah do governo federal atraves do ministerio das cidades e do banco mundial,soh fazer projetos que o dinheiro vem, soh ver maior obra da historia de santa Maria, a travessia urbana ,merito total do de santa maria,meritos do deputado pimenta,que sempre votei para deputado, pois pensa grande. E nos paises serios, o vlt eh utilizado como transporte em cidades de medio e grande porte,aqui no terceiro mundo que nao,ao contrario do que. quer postar.Aqui em santa maria ainda temos a mentalidade retrograda de nao abrirmos o comercio aos domingos, lembro bem dos inumeros protestos contra o viaduto evandro behr,alegando o mesmo que o senhor.

  7. Sr. Antonio, por isto que tem o plano diretor de mobilidade,onde este aponta o vlt como melhor solucao. Alias, o vlt eh considerado o melhor modo nao soh aqui, mas solucionou o caotico transito de paris, por exemplo. Podes ficar certo que tem todo um estudo tecnico por tras do vlt.Desculpe, mas meu teclado no celular nao tem acentos. No caso, o vlt custa pouco, facil de implantar e eh a melhor solucao.

  8. Realista, deixe-me explicar melhor. Num país sério, de pessoas responsáveis, necssário aos tempos do século XXI, de imensos problemas a se resolver em várias áreas, com recursos escassos, um governo responsávei não pode dizer o que vai fazer (se VLT, metrô, ciclovias, etc) sem antes fazer um estudo de mobilidade. Que não é chutado nem é feito em seis meses. E não é feito para resolver em dois anos. E não é feito sozinho, e sim integrado com planejamento urbano, porque a mobilidade está inserida dentro de uma dimensão muito maior de viver em sociedade. Qualquer político que governa para ignorantes vai prometer qualquer coisa nesse país, quando deveria prometer fazer o que o resultado de um estudo técnico gabaritado diz. O estudo diria o que é melhor para SMaria em cada situação. O estudo poderia dizer que VLT só seria viável para o Campus, por exemplo, mas se o preço da passagem fosse 4,00. E daí, há chance de dar certo com estudantes em greve quebrando a prefeitura? Então a promessa de fazer algo sem saber (porque não se fez plano nenhum) o que é melhor é o padrão na politica nesse país. E quando sai, e geralmente sai sem estudos mínimos de viabialização, é dinheiro jogado fora, teu dinheiro, dos nossos impostos, que vão faltar para outra área, saúde, educação, etc. Entendeu? Não é você que tem de dizer se VLT ou metrô ou ciclovia é bom para Santa Maria, nem o prefeito, nem vereadores, nem o povo, nem os concorrentes, quem têm de dizer é um plano técnico feito por grupos de pessoas ou instituições de reconhecida competência técnica, interagindo com outras vinculadas a planejamento urbano.

  9. O VLT é muito econômico (custa muito menos que o metrô), não é bilionário como citado abaixo e é totalmente viável. Só diz que é populista quem não conhece o mesmo. É um sistema que deu certo em várias cidades de médio e grande porte no mundo, especialmente na Europa. Sendo implantado em Cuiabá, Brasília e outras cidades aqui no Brasil.
    Por isto que os programas de governo de Helen e Pozzobom eram péssimos, programas para cidades pequenas, como Restinga seca, Formigueiro, etc…
    Sem falar na proposta demagógica e utópica do fila zero da candidata Helen.

  10. A ideia do metrõ é populista sem base técnioa de viabilidade, aliás, sem base alguma, seria um invesimento bilionário feito para deixar nossas contas públicas mais complicadas. É assim que se faz gestão pública no Brasil desde 1501, com a sina de país de ignorantes que somos. Mas também sabemos que o que se precisa fazer, na real, e que é muito mais barato, também não sai, um plano de mobilidade sustentável, que é de médio e longo prazo, que envolve mudança cultural.
    Respondendo a provocação do título do post, não tenho nenhuma expectativa com ninguém, as cabeças são exatamente as mesmas, tanto na Câmara como na Prefeitura. Pode-se tocar uma música nova se o disco velho e riscado é o mesmo?

  11. Outra coisa que eu acho, em uma eleição ganha desde o início, acredito que não haveria razões para o Schirmer prometer coisas que não poderia cumprir, creio que todas as coisas que ele prometeu, já deve ter o dinheiro engatilhado, seja do ministério das cidades, do banco mundial, etc…
    Santa Maria deverá ter grandes obras e avançar como nunca nestes próximos anos:
    Travessia Urbana, duplicação das duas faixas de Camobi, duplicações das faixas de são sepé e de rosário ( o início), vindas dos governos federal e estadual e creio que as obras que o Schirmer prometeu também.
    Agora, resta torcermos para que o governo seja excelente, pois independente de quem votamos, temos que querer sempre o melhor para nossa cidade.

  12. Fábio, no material de campanha, consta como possibilidade, mas no programa de tv posterior a distribuição do mesmo ( programa 18, tem no YOU TUBE), fala que vão implementar….portanto, como eleitores, temos que ficarmos atentos e cobrarmos a realização de todas as promessas.

  13. Como primeiro ato é acomodar todos os mamadores profissionais, segundo aumentar algum imposto para pagar estes malandros, terceiro segundo Jorge Possobom, ele terá que trocar de nome portanto as promessas não foi ele que fez, e assim segue o baile, pois afinal em toda a parte e assim porque aqui seria diferente.

  14. agora que sao elas… valendo lembrar que no material de campanha dele, o qual eu li de cabo a rabo, o projeto do metro e uma possibilidade, bem como esta descrito no material, a ser buscada, e verificar a viabilidade, ate quando li me frustrei, pq mta gente pode entender como uma proposta, qdo na verdade apenas se coloca uma possibilidade, o que pra mim me frustrou bastante, pq queria la escrito q seria algo viavel e feito nesse proximo mandato.

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