ELEIÇÕES 2012. Daqui a pouco, as urnas começam a falar. No início da noite, se saberá o que elas disseram

Dentro de exatas sete horas e 59 minutos começa mais uma eleição. Com todas as suas imperfeições (e uma reforma política digna deste nome está longe de surgir no horizonte), ainda são o que de melhor temos para dar vez à cidadania.
No Brasil, 138,5 milhões estão aptos, em 5,5 mil comunas, a comparecer às urnas eletrônicas, naquele que é o pleito mais informatizado do mundo. No Rio Grande do Sul, os eleitores são 8,3 milhões. E em Santa Maria? Aqui são exatos 196.469, dos quais 90.389 homens e 106.080 mulheres. Ah, e os jovens de até 17 anos chegam a 1.514. Todos os que comparecerem às 606 mesas eleitorais serão recebidos por 2,4 mil mesários.
O eleitorado terá cinco alternativas para a Prefeitura de Santa Maria. Entre elas a tentativa de reeleição do atual prefeito, Cezar Schirmer, do PMDB. Os desafiantes são Helen Cabral (PT), Jorge Pozzobom (PSDB), Tiago Alves (PSOL) e Jeferson Cavalheiro (PSTU). Há, sim, como escolher o(a) que, no entender do eleitorado, melhor pode representar a sociedade no comando do Executivo.
Há, também, 216 nomes, de um partido e sete alianças distintas (alinhadas politicamente aos candidatos a prefeito), concorrendo às 21 vagas na Câmara de Vereadores. Há quem diga, não sem razão, que boa parte sem condições de estar no parlamento. E daí? Daí, nada. Há um grupo significativo de candidatos que podem ser escolhidos e que, digna e legitimamente, estarão à frente de uma cadeira legislativa.
Se a eleição começa às 8, o encerramento é às 5 da tarde. E, exatamente por conta do processo informatizado, menos de duas horas depois, ou um pouco além, se saberá quem venceu o pleito majoritário. Um pouquinho adiante, quem sabe antes das 10 da noite, a composição da Câmara deverá ser conhecida. E aí? Bueno, aí começa uma nova história.
EM TEMPO: mais adiante você terá, a partir da reprodução, inclusive, de material originalmente produzido pelos jornais da cidade, mais informações sobre os candidatos a prefeito e uma relação completa dos concorrentes à Câmara. É a contribuição deste sítio nesse dia histórico para a democracia.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.