Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2012JudiciárioPolítica

ELEIÇÕES 2012. Não há, no mundo, nenhum pleito mais informatizado do que o deste domingo, no Brasil

Comparando os números das duas últimas eleições (2010 e 2008) com os dados da que acontece neste domingo, em 5,6 mil comunas do país, constata-se: serão as maiores da história do Brasil. E, looonge, a mais informatizada do planeta em qualquer tempo.

É um trabalho e tanto da Justiça Eleitoral, não se deve deixar de reconhecer. Três informações numéricas ajudam a entender a ampliação desse gigantismo – confrontando dados da última eleição municipal com esta. Em 2008 eram 130,4 milhões de eleitores. Agora chegam a 138,5 milhões. O número de candidados a vereador, então, para 5.564 cidades, era de 345 mil. Agora são 480 mil.

Mas há, claro, outras informações interessantes e importantes, inclusive sobre o esforço para a organização desse evento democrático. Você encontra boa parte delas nesse interessante material produzido pela assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral. Acompanhe:

Justiça Eleitoral brasileira realiza a maior eleição informatizada do mundo em 2012

Organizar uma eleição no Brasil não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se trata de um pleito municipal, que demanda a atuação incansável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para a sua realização. E em 2012, a Justiça Eleitoral brasileira realizará a maior eleição informatizada da história do país e do mundo.

Os números confirmam: serão 138.544.348 eleitores de 5.568 municípios aptos a digitar seus votos nas 501.923 urnas em outubro, e isso porque não haverá votação no Distrito Federal, nem na cidade pernambucana de Fernando de Noronha e nem para os brasileiros que residem no exterior. Além disso, 480 mil candidatos concorrerão no pleito e mais de 7,7 milhões de eleitores serão identificação pela tecnologia da biometria.

Como a eleição não se resume a eleitores, urnas e candidatos, para completar os números deste pleito, vale ressaltar as participações fundamentais dos cerca de 2 milhões de mesários, indispensáveis ao pleno transcorrer da votação, e dos 3.011 juízes eleitorais, presentes desde o início do processo eleitoral nas respectivas zonas eleitorais dos 26 Estados do país.

No dia 7 de outubro, a partir das 8h e até as 17h, os mais de 138 milhões de eleitores espalhados pelo país terão de escolher na urna eletrônica seus representantes para os próximos quatros anos, entre os mais de 15,6 mil candidatos a prefeito e os mais de 449 mil candidatos a vereador.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo