EconomiaSanta Maria

INFLAÇÃO. Índice de 0,52% em setembro. Nos nove meses de 2012, a alta acumulada em SM é de 3,49%

O Laboratório de Pesquisas Econômicas do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano divulgou nesta segunda-feira o Índice do Custo de Vida de Santa Maria relativo a setembro. A alta é ligeiramente superior à registrada em agosto. No acumulado do ano, o índice se aproxima dos 3,5% conforme o levantamento que tem a coordenação geral do professor Mateus Sangoi Frozza.

A seguir, você tem a íntegra do documento em que se especifica, inclusive, os diversos grupos de que se compõe o ICVSM, o comportamento de cada um deles (são oito, com um total geral de cerca de mil itens) na composição e também faz uma análise da inflação santa-mariense – que, por sinal, computados os últimos 12 meses, é de 5,31%. Confira:

O custo de vida em Santa Maria, medido pelo Índice de Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), registrou alta de + 0,52% no mês de setembro de 2012, mantendo-se ligeiramente abaixo da linha de agosto, cuja variação havia sido de + 0,60%. Ressalta-se a tendência de alta para o segundo semestre de 2012, principalmente no grupo alimentação. Em termos de acumulado no ano, a variação atinge + 3,49% e, nos últimos doze meses, esse percentual sobe para + 5,31%.

A variação no grupo Vestuário foi de + 1,22%, com destaque para aumento do vestido para mulher (+ 16,7%), roupa de banho de mulher (+15%), roupa de dormir infantil (+14,2%) e do conjunto de calça e blusa mulher (+12%). Este aumento justifica-se pela chegada da nova coleção primavera/verão nas lojas santa-mariense, que se traduzem em renovação de estoque – e dos preços também. Em contrapartida, observou-se queda em itens da estação passada,  como no agasalho (casaco e suéter) infantil (-19%) e no vestido infantil (-12%).

Os alimentos puxaram a alta do ICVSM em setembro, com um impacto de 0,27 ponto percentual na taxa de 0,52% do mês, o equivalente a mais da metade (52,92%) da inflação de setembro. O aumento foi ainda maior do que o registrado em agosto, quando a variação foi de 0,77% no grupo Alimentação. O tomate continua sendo o vilão, com uma alta de 16% em setembro (em agosto subiu +26,3%). Em setembro, o tomate atingiu a média de R$ 4,92 o quilo, ao passo que em agosto e julho poderia ser…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo