SEGURANÇA. Autoridades da comuna, em reunião do GGI-M, reforçam necessidade de medidas preventivas
Foi uma coincidência. Infeliz ou feliz, dependendo da interpretação. De um lado, o fato pra lá de desagradável, para dizer o mínimo, com o ASSALTO ao shopping popular (Independência), que lesou pelo menos 28 locadores de bancas no local. De outro, o encontro, previamente agendado, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – encarregado das políticas de segurança pública da comuna.
É fato que o tema da reunião era outro. Mas acontecer exatamente sob essas circunstâncias, pensa o editor, torna ainda mais importante o evento. Sobre o encontro, aliás, confira o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura. A reportagem é de Maria Luiza Guerra, com foto de Felipe Pires. A seguir:
“GGI-M reforça necessidade de medidas preventivas de segurança nas agências bancárias de SM
Prevenção. Esta foi a palavra chave e a mais usada na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), e que contou com a participação de representantes da agencias bancárias de Santa Maria. O encontro no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, no Edifício João Fontoura Borges, foi marcado pelo pedido de delegados e integrantes de órgãos de segurança da cidade para que agências bancárias se previnam para um tipo de crime que vem tomando proporção: os assaltos a caixas eletrônicos na região. A proximidade dos crimes exigiu a atenção das autoridades locais que apontam a prevenção como a melhor alternativa.
O prefeito Cezar Schirmer presidiu a reunião e destacou que o GGI-M é o grande instrumento de segurança por agregar a inteligência de diferentes entidades da área. “O GGI-M tem o papel de nortear as nossas ações”, disse o prefeito. O chefe do Executivo alertou que os valores roubados nos bancos acabam financiam as quadrilhas e isso coopera para que os bandidos se estruturem. “Aliás, não pensamos somente no patrimônio dos bancos, a estruturação das quadrilhas significa o risco futuro da segurança dos nossos cidadãos”, avaliou o prefeito. Ao final da reunião, os representantes das agências bancárias confirmaram o apoio e parceria ao GGI-M.
O secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, apontou a reunião como diferenciada. “A nossa meta é trabalhar de forma preventiva, para evitar assaltos que atualmente já acontecem em lotéricas. Hoje, nas ruas, escolas e postos de saúde, existem 700 câmeras de vigilância. Acredito que este seja o maior projeto no âmbito de segurança do Rio Grande do Sul. Uma imagem é uma prova quase que incontestável”, disse Manica, apontando no…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Espero que a reunião do GGI-M tenha ultrapassado este “blá-blá-blá” do prefeito Schirmer e do Secretário Mânica. O GGI-M vai para o segundo ano de instalação e os representantes do executivo continuam com este discurso de lançamento. Fica a impressão que nestes quase dois anos pouco produziram. Por favor…