A tal da gestão e a nova política – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira
Nos últimos tempos muito se fala em gestão, em uma diversidade de desdobramentos, gestão de negócios, gestão empresarial, gestão pública,… A dificuldade, por certo, está na habilidade dos gestores, no encontro entre a teoria e a prática de forma efetiva, resolutiva e propositiva.
Da etimologia da palavra, gestão tem origem no latim gestio, delimitando-se à ideia de ação, gerir ou administrar. Neste sentido, passamos a realizar diligências que conduzem à celebração de um negócio, um desejo. Da mesma forma, consiste em governar, ordenar e organizar.
Pois bem, aqui apenas um ensaio, que repassa por um pensamento, evidentemente consolidado em tese, mas que ainda é distante na prática. Importada da iniciativa privada a gestão deve percorrer a boa política. Um alerta que seria desnecessário, mas um repisar de boas notícias sempre ecoa em novos leitores e isso replica em outras vozes a proferir um mesmo anseio, qual seja: que a política se associe à gestão.
Um bom gestor mais do que planejar, estabelece metas, organiza o desenvolvimento e acompanha os resultados. Na política ainda quero ser merecedor de ver gestores, políticos ou não, que possam coordenar projetos não pelas siglas que representam, mas pela capacidade de gestão. Senhores e senhoras hábeis a discutir eventos propositivos, entusiastas do progresso, comprometidos com avanços técnicos, qualidade e melhoria de cenários e serviços públicos. Na minha breve escrita, tenho a certeza que esta é a nova política.
Vitor Hugo do Amaral Ferreira
facebook.com/vitorhugoaf
@vitorhugoaf
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.