PolíticaTrabalho

ADVOGADOS. 1,6 mil vão às urnas em Santa Maria para confirmar direção local e eleger dirigentes do RS

Péricles Costa: chapa única na OAB/SM

O voto é obrigatório. Quem não puder aparecer, tem que explicar muito bem explicadinho – como naquela outra eleição. Em Santa Maria são 1,6 mil, em números redondos. Eles têm que comparecer às urnas. São advogados. Vão eleger a direção da subsecção local de sua corporação, a Ordem dos Advogados do Brasil. E também os novos dirigentes da seção estadual da OAB.

No caso local, chapa única. Acordada. E que dá sequencia ao trabalho já feito, tanto que o candidato a presidente, Péricles Lamartine Palma Costa, é o vice atual. Mas, no âmbito estadual, nada menos que quatro grupos concorrem. A saber, por ordem numérica:

(1) “OAB Mais”, com o advogado criminalista Marcelo Bertoluci, na cabeça. É o candidato da situação. (2) “A OAB Para os Advogados”, que traz como candidato à presidência Ricardo Martins, advogado voltado para a área criminal. (3) “Advocacia e Justiça”, com Carlos Cavalheiro de president. Ele, que atua em escritório que trabalha em todas as áreas, com maior concentração no direito empresarial. E (4) “Muda OAB”, que traz o advogado público Paulo Torelly como candidato à presidência.

Mas, a quantas anda o pleito estadual e quais as ideias defendidas pelos concorrentes? Quem produziu amplo, e bastante elucidative, material foi o jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Natália Otto. Vale a pena conferir, a seguir:

Quatro chapas disputam eleições da OAB/RS na próxima segunda

Os advogados do Rio Grande do Sul irão às urnas para escolher a próxima gestão da OAB/RS no dia 19 de novembro. Em Porto Alegre, a expectativa é de que pelo menos 50 mil profissionais dirijam-se ao Centro Municipal de Eventos da Cultura Gaúcha para a votação. O pleio ocorrerá das 9h às 17h e decidirá quem administrará a Ordem dos Advogados no período de 2013 a 2015.

Nas demais comarcas do estado, a votação será realizada nas sedes das subseções, no Foro local ou em locais designados pelos presidentes das comissões eleitorais locais. O voto é obrigatório a todos os advogados inscritos na OAB/RS, sob pena de multa equivalente a 20% da anuidade.

Os advogados escolherão entre quatro chapas, três de oposição (“Muda OAB”, “A OAB Para os Advogados” e “Advocacia e Justiça”) e uma da situação (“OAB Mais”), que se eleita dará continuidade à gestão do atual presidente Claudio Lamachia.

A chapa escolhida irá eleger 57 conselheiros titulares, 57 suplentes, três conselheiros federais e o mesmo número de suplentes, além de um grupo de cinco diretores composto por presidente, vice-presidente, secretário geral, secretário geral adjunto e tesoureiro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo