Arquivo

Promessa. Lula jura que não vai aumentar imposto. Antes disso, quer ampliar a arrecadação

Todos os Presidentes da República tentam encontrar uma maneira de falar diretamente com a população. Sem a interferência da imprensa, mas se utilizando da mídia, por certo. Aliás, isso vale para todos os governantes. Mudam apenas os métodos.

 

No caso das cidades, os prefeitos normalmente têm contato direto com os veículos e se valem deles, quando for o caso, para se manifestar. Em Santa Maria, por exemplo, sempre que Valdeci Oliveira quiser dar uma entrevista, conseguirá. Sem qualquer restrição. E em qualquer veículo.

 

Já a governadora do Estado, Yeda Crusius, tem maiores dificuldades. Menos pela vontade midiática, mais pelas complicações decorrentes da feroz concorrência dos midiatas. Talvez por isso mantenha, semanalmente, um programete de rádio que é distribuído a todas (ou à grande maioria) as emissoras gaúchas.

 

Luiz Inácio Lula da Silva faz exatamente o mesmo. Poucas entrevistas coletivas, algumas individualizadas ou até regionalizadas e… um programa semanal de rádio – ainda o veículo que mais atinge às massas, notadamente as ditas “iletradas”. No caso lulista, trata-se do “Café com o Presidente”, distribuído nacionalmente às segundas-feiras, bem cedo da manhã.

 

É nessa hora que Lula manda seu recado, sem qualquer interferência. E torna-se, de uma certa maneira, em baliza do pensamento presidencial acerca de assuntos específicos. Nesta semana, inclusive, ele deitou falação em torno da questão tributária. E fez uma promessa: não quer saber de aumento de impostos. No entanto, em função do crescimento econômico e, provavelmente, pelo azeitamento da máquina pública, pretende ampliar a arrecadação.

 

Como isso acontecerá? Não tenho a mínima idéia. No entanto, um dado concreto já existe: nunca antes nesse país (parafraseando o presidente) se arrecadou tanto quanto em 2007. Mais de R$ 600 bilhões – o que o Chefe do Executivo credita ao crescimento econômico. Pois é. E em 2008, como será? Só esperar pra ver.

 

EM TEMPO: a Prefeitura Municipal de Santa Maria está negociando a possibilidade de criar o programa “Fale com o prefeito”, a ser transmitido pelas emissoras de rádio. Ao vivo.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Governo quer arrecadação mais eficiente sem aumentar imposto, diz Lula”, de Paula Laboissiére, da Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo