Está definido, mesmo. Beto Albuquerque, deputado federal pelo PSB, não é mais secretário de Infraestrutura. Ele entregou hoje sua carta de demissão ao governador Tarso Genro. E agora? Duas coisas imediatamente: o parlamentar gaúcho, que é vice-presidente nacional de seu partido, passa a ser o principal articulador do PSB na Câmara dos Deputados. E se instala a disputa pelo seu cargo, no governo gaúcho – por mais que a liderança regional do partido diga que está garantida a manutenção, pelo PSB, da poderosíssima pasta que era comandada por Albuquerque.
Sobre o pedido de demissão e suas possíveis consequências, confira material publicado agora há pouco pelo jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Samir Oliveira. A seguir:
“Beto Albuquerque pede demissão e retoma mandato na Câmara dos Deputados
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) entregou nesta segunda-feira (19) sua carta de demissão ao governador Tarso Genro (PT). Com a decisão, que é irrevogável, o socialista deixa o comando da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e retoma seu mandato na Câmara dos Deputados.
Principal liderança do PSB no Rio Grande do Sul, Beto atendeu a um pedido da direção nacional do partido, que quer reforçar a articulação política em Brasília. O deputado será o líder da bancada do PSB na Câmara e terá papel central nas articulações políticas da sigla. A reportagem do Sul21 tentou entrar em contato com Beto, mas, minutos após comunicar a decisão ao governador, ele desligou seu celular.
O presidente do PSB gaúcho, Caleb de Oliveira, atendeu a reportagem e conta que teve uma “tranquila” e “fraterna” conversa com o governador. “Isso foi muito bem conversado com Tarso. A saída do Beto não representa um rompimento do PSB com o governo. Não temos intenção de deixar o governo”, reforça.
Além da Secretaria de Infraestrutura, o PSB possui o vice-governador Beto Grill. Caleb afirma que o partido continuará com o comando da secretaria e que, diferentemente do que outros veículos vinham ventilando, a pasta não será repartida em duas. Havia sido divulgado que…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Ja comesou a tragedia do PT, estava tudo pronto para fazer a obra da RS 010, mas o capricho dos incompetentes não deixou, perderam o melhor secretario, portanto componheiros aproveite bem que dois anos passam ligeiro, o tarso me enganou pensei que fosse mais competente.
PSB: Partido Só do Beto
O Governo do Estado perde um bom secretário que estava fazendo um trabalho interessante principalmente na questão das Rodoviárias e linhas de ônibus enfrentar esses monopólios é digno de aplauso. Não sei se o PSB tem alguém a altura para substituí-lo. Uma solução seria o desmembramento da Secretaria criando a de Minas e Energia que iria ao PSB, a de transporte iria para o PDT e o PSB receberia a Secretaria hoje ocupada pelo Ivar Pavan, o nome ideal seria o do Heitor Schuch.