AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoEstadoJudiciárioPartidosPolíticaPrefeituraTrabalhoTurismo

LUNETA ELETRÔNICA. Barbosa, Caleb, educação fiscal, Schirmer, pleito escolar, enfermagem, fotos…

* O julgamento da Ação Penal 470, também conhecida como processo do “mensalão”, será interrompido nesta quinta-feira. Mas a razão é pra lá de convincente.

* Está marcada para as 3 da tarde a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal e o primeiro negro da história a ocupar tal cargo. No caso, o ministro Joaquim Barbosa.

* Aguarda-se a presença protocolar (até porque não falam no ato) dos comandantes dos outros poderes, a começar por Dilma Rousseff, a Presidente da República.

* Os presidentes da Câmara dos Deputados (Marco Maia) e do Senado (José Sarney) também estão confirmados. E talvez (aí já não há garantia) também compareçam ao regabofe das 8 da noite, oferecido por associações de juízes, em um clube de Brasília.

* Enquanto isso, nos pampas, o governador Tarso Genro confirmou, nesta quarta, que o PSB mantém o comando da Secretaria de Infraestrutura.

* O próprio presidente da sigla, Caleb de Oliveira, ocupará o lugar de Beto Albuquerque, o deputado federal que se demitiu na segunda-feira e reassumiu o mandato em Brasília.

* Ainda oficialmente em férias, o Prefeito Cezar Schirmer está nesta quinta-feira em Gramado. Lá, participa de uma das maiores feiras de negócio na área do turismo.

* Mais que isso, o comandante do executivo da comuna será o único (entre os 10, no total) Prefeito HOMENAGEADO pelo Festival do Turismo de Gramado (Festuris). Receberá o trofeu “Amigos do Turismo”.

* Enquanto isso, na boca do monte, na hora da homenagem a Schirmer, provavelmente já terá encerrado a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

* Exceto por algum discurso, ou quem sabe uma moção de última hora, absolutamente nada de relevante (ao conjunto dos cidadãos) terá sido apreciado e/ou votado.

* Restam, no entanto, conforme o Boletim Legislativo 068/2012, que traz a Ordem do Dia da sessão, os indefectíveis requerimentos solicitando serviços públicos. Eles são 20, no total.

* Acontece nesta quinta o processo eleitoral em 2.572 escolas da rede pública estadual. Na urna, a comunidade escolar escolhe os diretores e vices, para um mandato de três anos.

* No âmbito da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, inclusive em Santa Maria, o pleito acontece em 93 escolas: votam alunos, pais e docentes.

* Uma curiosidade: há mais de uma chapa em apenas 11 estabelecimentos. Nos demais 82, haverá uma única dobradinha concorrendo.

* O deputado estadual Valdeci Oliveira parabenizou a equipe do Programa de Educação Fiscal da Prefeitura, que na noite de terça, 20, em Brasília, RECEBEU Prêmio Nacional.

* O programa foi criado em 2002 no período que Valdeci foi prefeito. “Apesar de grandiosa, a conquista não nos surpreende porque o trabalho feito pela equipe é de alta competência e de ampla participação”, disse.

“ A cada ano, o programa recebe premiações que estimulam e valorizam ainda mais o trabalho realizado coletivamente”, afirmou o deputado.

* Que conclui: “todos os municípios do Estado e do país devem se espelhar no exemplo de Santa Maria e também criarem programas deste nível”, afirmou.

* E seguiram em Brasília, nesta quarta, os vereadores Helen Cabral (PT), Admar Pozzobom (PSDB) e Sergio Cechin (PP).

* Com objetivo de agilizar a liberação de recursos para o município, o trio esteve reunido com Presidente da Comissão Mista de Orçamento, o deputado santa-mariense Paulo Pimenta (PT).

* No encontro, foram debatidas estratégias para assegurar recursos orçamentários federais para futuros investimentos na comuna.

* Por intermédio do gabinete de Pimenta, a comitiva também realizou diversas reuniões de trabalho com técnicos do Governo da Presidenta Dilma.

* Depois de Santa Maria e Passo Fundo, será a vez de Canoas receber a Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem – que apoia a luta por uma jornada semanal de 30 horas.

* Acontece, na Câmara de Vereadores da cidade da região metropolitana, a partir das 9 da manhã, audiência pública que vai exatamente debater a reivindicação da categoria.

* Profissionais do setor, dirigentes e representantes de sindicatos e associações representativas, estudantes e autoridades políticas participarão da atividade.

* Após, a Frente, que tem como coordenador o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), promove caminhada de conscientização pelas ruas de Canoas.

* “Temos convicção que será mais uma grande demonstração de força deste movimento, que gradualmente vai ganhando o Estado”, ressaltou Valdeci.

* Duas dicas. Uma mistura lazer e cultura. Outra é fotografia. A primeira é mais uma edição do Projeto dos alunos do professor Máucio, do Design/UFSM. São os carrinhos de lomba tomando conta da rua Serafim Valando (logo abaixo da Vale Machado).

* Será neste sábado, dia 24, a partir das 4 da tarde. Curiosidade: o evento deste ano está sendo chamado de “Cartucho de Lomba”.

* A razão: coincide com a 9ª edição do Encontro dos Cartunistas Gaúchos – que começa na sexta e encerra no domingo. E que tem como homenageado o cartunista Renato Canini, o “pai do Zé Carioca”.

* A outra dica é para esta quinta. Trata-se da abertura, no Cesma Café (Professor Braga, sede da Cesma), da mostra fotográfica “Submerso”.

* É uma série de fotografias que, conforme o material de divulgação (foto ao lado), “evidenciam a imersão do corpo em ambiente aquático”.

* Mais? Só indo conferir o trabalho. A curadoria é de Nara Cristina Santos e o autor das fotos é Carlos Donaduzzi, mestrando do programa de pós-graduação em Artes Visuais, na UFSM. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo