AssembleiaCâmara de VereadoresCongressoEstadoPartidosPolíticaPrefeituraTrabalhoTurismoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Obrigações no PT, orçamento lá e cá, Conselhão, OAB e os 18%, Norma premiada…

* Os dirigentes petistas de Santa Maria festejaram a filiação de mais 820 militantes em outubro, data máxima para alistamento dos que poderão votar no pleito interno de 2013.

* E comemoraram, também e sobretudo, as determinações mais recentes do Diretório Nacional petista, na semana passada, e que mudaram a data máxima para a realização de plenárias de filiação.

* Sim, os filiados só têm confirmada sua ficha se participarem desses eventos. Que, originalmente, teriam que ser realizados agora, ainda em novembro.

* Com o prazo estendido para 10 de março, ficou bem mais fácil e a tendência é que todos possam participar da eleição interna que vai renovar (ou manter) direções nos níveis municipal, estadual e nacional em outubro do próximo ano.

* É a fase decisiva para a aprovação dos orçamentos da comuna, do Estado e da União. Quem está mais adiantado no processo é o Rio Grande. Só falta o plenário decidir.

* No caso de Santa Maria, encerrou sexta-feira o prazo para sugestões da sociedade (se houve alguma, até agora não foi divulgado). Agora, é com os vereadores, que podem apresentar emendas a ser votadas, depois, na Comissão de Orçamento.

* No Congresso, já foi aprovado o relatório preliminar na Comissão Mista do Orçamento, presidida pelo santa-mariense Paulo Pimenta (PT). Mas ainda há caminho a percorrer.

* Para ficar num exemplo, nesta semana, as comissões permanentes do Senado se reúnem para debater as emendas a ser apresentadas na CMO. Poderão apresentadas até oito emendas, dependendo da Comissão.

* O prazo, de todo modo, para que o Orçamento seja aprovado, é 22 de dezembro. Aliás, enquanto a proposta não virar lei, o Congresso não poderá entrar em recesso.

* O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS faz sua última reunião do ano nesta terça, dia 27, às 9 e meia da manhã, no Palácio Piratini, sob a coordenação do governador Tarso Genro.

* Haverá um balanço das atividades do Conselhão – cujos integrantes têm mandato de dois anos e possibilidade de recondução por mais dois. A participação é voluntária e gratuita.

* Definitivamente, o chamado “Exame da Ordem” não é fácil. O que, pelo menos no ponto de vista claudemiriano, é bom. Afinal, se quer advogados qualificados, não?

* Ah, na prova deste ano estavam 114.520 bacharéis. E, computadas as duas fases do exame, foram aprovados 20.773. Ou 18,14%.

* Aliás, dentre os que fizeram suas provas em Santa Maria, 127 foram aprovados, como você leu AQUI  mesmo, neste domingo.

* E, atenção: já nesta segunda-feira, dia 26, começa o período de inscrição para o próximo Exame. Vamos estudar, moçada!

* Vem aí o “I Revivência”. Trata-se de um evento destinado a reunir os aposentados da Universidade Federal de Santa Maria.

* Como relata nota originalmente PUBLICADA no sítio da Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm), o evento acontece no dia 30, a próxima sexta-feira, no Parque da UFSM.

* O “I Revivência”, idealizado pelo professor José Francisco Silva Dias (Juca), do Dpto de Desportos Coletivos, percebe-se pela programação, tem claro caráter de confraterização, passando bem longe da política (interna ou externa).

* Santa Maria foi a grande estrela do Festival Internacional de Turismo de Gramado, evento organizado por uma instituição privada, mas que, sim, tem o seu significado.

Secretária Norma Moesch: troféu em Gramado (foto Guilherme Bicca, da CCS/PM)

* Meia Prefeitura lá esteve, entre quinta-feira e este final de semana. Especialmente no primeiro dia, quando o Prefeito recebeu o prêmio de “Amigo do Turismo”.

* Também foi distinguida no evento que reuniu grandes marcas do setor, a secretária municipal Norma Moesch. Ela recebeu o Troféu Silvia Zorzanello.

* Trata-se do nome de uma das fundadoras do evento gramadense e que, conforme RELATO de Guilherme Bicca, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, “agracia personalidades que se destacam no meio turístico em âmbito nacional”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo