Câmara de VereadoresCidadaniaCulturaEconomiaPolíticaTurismo

LUNETA ELETRÔNICA. Santa Maria e OAB, edis em Brasília, Igualdade Racial, Adesm e turismo, Cartucho

* Foi oficializada nesta terça a vitória de Marcelo Machado Bertoluci (da chapa de situação) à presidência da seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

* Na eleição ocorrida na segunda, Bertoluci e sua chapa (confira AQUI a relação completa e um perfil do presidente), obtiveram cerca de 3/4 dos votos. O restante foi distribuído entre as três chapas restantes.

* Na subsecção santa-mariense da OAB, já na noite de segunda era conhecido o resultado, com cerca de 90% dos votos, era chancelada a vitória da chapa única a concorrer.

* O novo presidente da OAB/SM é Péricles Lamartine Palma Costa. Que, como o restante do grupo, era apoiador também da chapa de Bertoluci para a seção estadual.

* Aliás, três advogados santa-marienses foram eleitos para o Conselho Estadual da Ordem, na chapa vencedora: Jorge Maciel, José Fernando Lutz Coelho e Ricardo Jobim.

Edis de Santa Maria no Ministério das Cidades: regularização fundiária (foto Divulgação)

* Três edis da boca do monte estão em Brasília: Helen Cabral, do PT,  (presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara), Admar Pozzobom (PSDB) e Sérgio Cechin (PP)..

* Conforme a assessoria da petista, na manhã passada o trio participou da audiência sobre “violência e juventude negra no país”, com a presença do senador Paulo Paim (PT).

* Depois do encontro, os edis entregaram ao senador solicitação para que este apresente emenda parlamentar com recursos destinados à construção de sede para a Associação de Autistas de Santa Maria – Quirón, entre outros pedidos.

* Na tarde desta terça, os vereadores estiveram no Departamento de Regularização Fundiária Urbana e Prevenção de Riscos, do ministério das Cidades.

* Lá, com José Cristiano Nova Cruz, que os recebeu, trataram de assuntos referents a processos de regularização fundiária urbana de Santa Maria. A assessoria não apresentou mais detalhes.

* A ministra da Igualdade Racial, Luiza Barrios, estará no estado sexta-feira. Ela participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.

* O encontro, que inicia às 9 e meia da manhã, no Palácio Piratini, tratará de políticas públicas de Igualdade Racial. No evento, a Câmara Temática Proteção Social, entregará “nota de recomendação”, ao governador Tarso Genro.

* O documento conterá, entre outras, propostas para o “enfrentamento do racismo, das desigualdades étnico-raciais, do racismo institucional e da violência contra a juventude negra”.

* Articular e viabilizar a formação de um Arranjo Produtivo Local. Eis o tema de reunão havida nesta entre a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria representantes do setor.

* No encontro, no Sebrae, em que o representante da Adesm foi o coordenador técnico, Gustavo Saldainha, foi iniciada a elaboração de um Plano de Ação, além de debatido quais os segmentos turísticos a ser contemplados.

* O secretário adjunto da Secretaria de Turismo de SM, Rafael Ruviaro, levou listagem inicial (a ser complementada) de empreendimentos a ser contatados para próximas reuniões.

* Segundo Saldainha, também serão realizados encontros com empreendedores da região, do Vale do Jaguari e da Quarta Colônica.

* A meta é disseminar a ideia e obter informações necessárias para  elaborar Projeto de reconhecimento de Arranjo Produtivo Local de Turismo na Região junto ao Governo do Estado.

* Vem aí mais uma edição, a nona, de um evento que já faz história no Rio Grande do Sul. Trata-se do Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho), que ocorre entre sexta e domingo, em Santa Maria.

* O homenageado principal deste ano é o cartunista Renato Canini. Que, recentemente, foi escolhido como um dos três principais desenhistas do mundo do personagem Zé Carioca.

* Paralelamente, acontece também o 1º Cartucho de Lomba, com os tradicionais carrinhos de lomba originais, desenhados e construídos pelos alunos do curso de Design da UFSM, sob a supervisão do professor (e cartunista) Máucio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo