LUNETA ELETRÔNICA. Tarso e Previdência, Valdeci na Arena, sem quórum, moções, habitação, é feriadão
* O governador Tarso Genro retornou ao cargo nesta terça, após liderar missão pública e privada gaúcha a Cuba e à Europa.
* E, de cara, teve que comentar a decisão do Tribunal de Justiça que, liminarmente, suspendeu a elevação da alíquota da previdência dos servidores de 11% para 13,25%.
* Tarso garantiu que o Estado vai recorrer. E reforçou a disposição do Piratini em manter a aposentadoria com direitos adquiridos e fundos públicos.
* Mais: o governador, embora respeitando a decisão do TJ, afirmou já existir jurisprudência no Supremo Tribunal Federal favorável a uma alíquota até superior: 13,5%.
* Enquanto isso, o líder do governo na Assembleia Legislativa estava todo faceiro, nesta terça. E por uma razão nada política.
* Tricolor dos quatro costados, o petista Valdeci Oliveira recebeu convite oficial para inauguração da Arena do Grêmio, das mãos de presidente gremista, e também deputado, Paulo Odone (PPS) – que também convidou os demais 53 parlamentares.
* A inauguração acontece dia 8, às 8 da noite, no Bairro Humaitá, em Porto Alegre. Ah, o convite é “pessoal e intransferível”. Nem precisa dizer que Valdeci confirmou presença.
* Diga-se, num momento torcedor do editor, que este está é “morrendo de inveja”. A Arena será o mais moderno estádio brasileiro, com capacidade para receber 60 mil torcedores, em quatro níveis de arquibancadas.
* Já no plenário da Assembleia as coisas não correram tão festivamente. Afinal, mais uma vez não houve quórum – desta feita retirado pela oposição – e nada foi votado.
* A razão é a PEC) 223 2011, que dá prioridade orçamentária às demandas da Consulta Popular. O governo tem restrições ao projeto, por considera-lo impositivo.
* Com isso, e como a votação, legalmente já começou, nada mais pode ser apreciado enquanto esse verdadeiro imbróglio não for resolvido. Ficou para a próxima semana.
* Bem mais tranquila é a vida dos vereadores de Santa Maria. À espera da Reforma Administrativa, que Cezar Schirmer ainda não enviou, a Câmara só tem o Orçamento como projeto relevante para votar.
* Na sessão desta terça, o que houve foi a aprovação do projeto de João Carlos Maciel, que institui a Semana Municipal e o Dia Municipal de Combate ao AVC, em outubro.
* Ah, também foram aprovadas quatro moções e um pedido de inserções nos anais, conforme RELATA o noticiário da Assessoria de Imprensa do Legislativo.
* A Prefeitura entrega chaves de 14 casas no Loteamento da Brenner, na zona norte, nesta quarta, a partir das 3 da tarde.
* Serão beneficiadas famílias já cadastradas, que vivem em áreas de risco ou em rota de obras, e que precisam ser removidas.
* Em julho, a Prefeitura entregou 16 unidades, para famílias que estavam provisoriamente morando em contêineres, totalizando 30 unidades concluídas em 2012.
* O Loteamento da Brenner prevê 386 moradias, construídas pela Prefeitura em parceria com a Caixa Federal. As 14 casas somam um investimento de R$ 384,7 mil, de recursos federais, com contrapartida do município de R$ 146,2 mil.
* Aliás, a administração municipal decretou feriadão. Afora o feriado de quinta, haverá ponto facultative para os servidores da comuna, na sexta.
* No entanto, a Prefeitura garante que manterá os serviços essenciais nesse periodo, conforme nota DIVULGADA pela Coordenadoria de Comunicação Social.
* Entre os serviços garantidos, por exemplo, estão o atendimento à saúde; recolhimento de lixo e Gerência de Trânsito. Não funcionará, no entanto, por exemplo, o Restaurante Popular.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.