AssembleiaEstadoJudiciárioPartidosPolítica

LUNETA ELETRÔNICA. Tucanos em seminário, a posse de Zavascki no STF, os royalties e Dilma

* Nesta sexta e também no sábado, no Hotel Continental, em Porto Alegre, acontece o “Seminário Estadual preparando seu mandato 2013-2016).

* O encontro, que é promovido pela Executiva Estadual do PSDB, com a parceria da seção gaúcha do Instituto Teotônio Vilela, vai reunir lideranças ou candidatos (eleitos ou não) tucanos no último pleito.

* Conforme nota assinada por Nelson Marchezan Jr, presidente do PSDB, o ovento tem como objetivo, entre outros, fornecer subsídios para o exercício dos mandatos.

Zavascki no STF (foto José Cruz/ABr)

* Tomou posse nesta quinta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki – que substitui Cezar Peluso, aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos, no início de setembro.

* Foi um momento para encontro entre as principais autoridades da República. Afora ministros atuais e passados, também uma penca de magnatas da política esteve no STF.

* A presidente Dilma Rousseff foi representada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Mas os presidentes da Cãmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, marcaram presença.

* Agora, só resta, pelo menos por enquanto, uma vaga a ser preenchida para o Supremo ter o total de 11 ministros. Aguarda-se a indicação, pela Presidente da República.

* Aliás, Dilma Rousseff tem até esta sexta para decidir se sanciona ou veta (no todo ou em parte) o Projeto dos royalties do petróleo.

* Há grande pressão por todos os lados, especialmente, claro, dos Estados e municípios que poderão perder um montão de troco.

* Um dia antes de vencer o prazo, nesta quinta, Dilma disse que o Brasil é um país que mantém “rigoroso respeito” aos contratos. Um dos artigos do Projeto  mexe nas regras de divisão das receitas de exploração nos campos de petróleo já licitados.

* Essa pode, atenção, poooode, ser um indicative que, pelo menos parcialmente, a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados no início do mês, seja vetada.

Pozzobom: apoio ao projeto dos royalties aprovado na Câmara (foto Galileu Oldenburg/AgAL)

* Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, por exemplo, o líder partidário do PSDB na Assembleia, Jorge Pozzobom, juntamente com outros 36 deputados gauchos, assinou a manifestação de apoio ao aprovado na Câmara.

* Conforme Pozzobom, o texto garante que a distribuição será mais equânime, diminuindo as grandes disparidades de hoje na arrecadação de estados e municípios produtores e não produtores.

* “O petróleo é uma riqueza de todos. Temos a convicção que a distribuição dos royaltes será o marco inicial do progresso de muitos municípios do Rio Grande do Sul e do Brasil”, afirmou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo