
Quem disse foi, agora há pouco, no programa Sala de Debate, na radio Antena 1, o professor Jorge Cunha. Além de precursora do ensino superior via franciscanas, a irmã Consuelo também, de certa maneira, é uma pioneira da própria UFSM. E essa circunstância, ainda que de forma lateral, também aparece no material produzido pela assessoria de imprensa do Centro Universitário Franciscano/Unifra.
A Irmã Consuelo morreu ontem à noite, aos 98 anos, e seu velório acontece no Convento São Francisco de Assis, onde seu corpo será sepultado daqui a pouco. Uma grande perda, enfim, para a Educação em Santa Maria, como você pode conferir no material da assessoria da Unifra. A seguir:
“Precursora da Unifra| Irmã Consuelo faleceu aos 98 anos
A religiosa Consuelo Silveira Netto, faleceu aos 98 anos, na noite desta segunda-feira, às 22h, sem motivo aparente, no Convento São Francisco de Assis. Irmã Consuelo foi fundadora e primeira diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, FIC, em 1955, sendo esta uma das instituições que deram origem ao Centro Universitário Franciscano.
Seu velório ocorre no Convento São Francisco de Assis, localizado na Av. Medianeira. O sepultamento será realizado após celebração religiosa que ocorre às 15h30, na Capela do Convento.
Nascida em 1914, no município de Tupanciretã, a Irmã Consuelo foi batizada com o nome de Carmem Silveira Netto. Sua fé ao franciscanismo permeou com sua vida dedicada ao ensino.
Em 1938 ela iniciou suas atividades docentes no magistério secundário no colégio Bom Conselho, em Porto Alegre. Posteriormente lecionou por 20 anos Português, Espanhol, Francês e Latim no Colégio Sant’Anna. Suas atividades como professora se estenderam ao ensino superior, em que contribuiu com seu conhecimento em sala de aula até a década de 80.
Irmã Consuelo foi também fundadora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal de Santa Maria, em 1964, e do primeiro Curso de Pós-graduação em Educação, em 1970. No meio acadêmico, a docente é lembrada como uma das figuras de maior destaque para formação do perfil cultural e educação de Santa Maria.
No dia 13 de outubro, faleceu sua irmã, a religiosa Irmã Felicidade aos 100 anos. Juntas as professoras foram responsáveis também pela concepção da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora da Medianeira, 1955.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.