Artigos

Edifício da Rio Branco: fim de uma espera de 50 anos – por Jorge Pozzobom

“Mais um passo importante no projeto de revitalização do Centro Histórico”

O contrato de venda do prédio, firmado entre o Executivo Municipal e a Construtora Jobim será assinado nesta quarta-feira, 24 de maio, às 8h, em frente ao Condomínio Galeria Rio Branco (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Na semana em que completou 165 anos, Santa Maria ganhou um presente muito significativo. Depois de cinco décadas, o Condomínio da Galeria Rio Branco, enfim, terá um desfecho para lá de positivo. No dia 17 de maio, entre as comemorações do aniversário da cidade, o nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu assinamos a homologação da licitação com a Construtora Jobim, que venceu o processo para a compra do edifício. Ver essa obra retomada é um dos objetivos do nosso governo, ou seja, é mais um problema crônico que iremos resolver definitivamente. Esse era um problema histórico que se arrastava há décadas, 50 anos para ser mais exato.

É importante lembrar que a revitalização do prédio da Rio Branco é mais um passo importante no nosso projeto de revitalização do Centro Histórico, que faz parte da área do Distrito Criativo Centro-Gare, que também está sob coordenação do nosso vice-prefeito. Após a homologação do processo licitatório, que ocorreu na semana passada, a empresa terá 30 meses para concluir a obra. Tenho certeza de que, assim como eu, muitos santa-marienses esperam ver essa obra concluída, visto que ela fará uma grande diferença nessa avenida tão importante em Santa Maria, remodelando aquela região da cidade.

A partir desse processo todo, o prédio poderá ter finalidade residencial, comercial, de serviços ou misto. O terreno mede 15,50 metros de frente por 53,50 metros de extensão de frente ao fundo, e o prédio é composto por duas torres, de 16 andares, inacabadas. Até então conhecido como “Esqueletão da Rio Branco” ou “Elefante Branco”, o local terá um desfecho que a cidade merece. E o nome que será dado ao empreendimento da Construtora Jobim não poderia ser melhor: Maria com Amor. Essa denominação, claro, reforça o sentimento de todos nós pelo município.

Essa obra só reforçará o grande projeto de revitalização do nosso Centro Histórico, o que impulsionará a ocupação do Distrito Criativo. Aquela região da cidade, inclusive já conta com uma nova iluminação. Ao longo de dois meses, 539 luminárias foram substituídas por lâmpadas de Led, levando mais luminosidade para a Avenida Rio Branco e a Vila Belga, o que significa uma economia de R$ 3 milhões ao ano aos cofres públicos e mais segurança aos santa-marienses. É a inovação aliada à sustentabilidade.

E, em breve, essa nova iluminação será uma realidade em toda a cidade. Também na semana de aniversário de Santa Maria, em reunião com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o consórcio Houer Consultoria e Viana Castro Advogados, definimos que o contrato da iluminação pública para os 27 mil pontos da cidade terá 24 anos de duração. Um contrato mais duradouro vai significar melhorias nesse serviço em vários aspectos.

Quero, aqui, fazer um agradecimento especial ao meu vice-prefeito, por me ajudar a governar esta cidade com tanta dedicação. Juntos, estamos à frente de iniciativas que têm feito a diferença na vida das pessoas. Continuamos trabalhando pela Santa Maria que tanto amamos e que planejamos para um futuro que já começou. É como eu sempre digo, a principal característica de um prefeito é amar a sua cidade, e esse sentimento nós temos de sobra!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo