Meio AmbientePrefeitura

AMBIENTE. Prefeitura combate descarte irregular de lixo. Duas caçambas de detritos retiradas do Itaimbé

Lixo depositado de forma irregular era reclamação constante dos moradores da Avenida Itaimbé. Nesta quinta, ação da Prefeitura

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Um levantamento feito pela Prefeitura identificou 180 focos de lixo em Santa Maria. O estudo, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, detectou que áreas públicas em diversas regiões do Município sofrem com o descarte irregular de resíduos sólidos. A maioria dos focos, causados pela ação do homem, são responsáveis por alagamentos e pela obstrução das tubulações pluviais, além de contribuírem para a proliferação de insetos causadores de doenças.

Dentre as ações realizadas pela Prefeitura para a eliminação dos focos de lixo, uma delas se concentrou na principal área verde da cidade, o Parque Itaimbé. Na tarde desta quinta-feira (10), servidores da Secretaria de Meio Ambiente e funcionários da empresa Sustentare estiveram no chamado Setor 1, localizado no trecho entre a Rua Silva Jardim e a Rua Comissário Justo.

Na área, ao lado da unidade do Sesc, na Avenida Itaimbé, estava com lixo acumulado e era alvo de reclamação dos moradores. Além dos resíduos, uma estrutura construída para servir de ponte à linha férrea estava servindo de abrigo para usuários de drogas, causando insegurança. Com a ajuda de uma retroescavadeira, foram retiradas duas caçambas de lixo. O material foi levado para a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRV), na Estrada da Caturrita.

Moradora da região há 30 anos, a professora Ceura Fernandes, relatou que o local estava abandonado e o lixo acumulado aumentava a cada dia. A intenção agora é transformar o local em uma área de lazer, com a ajuda de parcerias ou no sistema de adoção de áreas públicas por empresas ou entidades.

“A limpeza desse local é uma reivindicação antiga da vizinhança. Há mais de dois anos pedíamos que o terreno fosse limpo, principalmente porque estava ficando inseguro. Essa ponte seca que existe aí é um patrimônio que precisa ser preservado. Queremos embelezar este lugar, ter jardim, bancos, iluminação. Lugar limpo é lugar exemplo que motiva as pessoas ao cuidado”, afirmou a moradora.

OUTROS LOCAIS ESTÃO RECEBENDO LIMPEZA

A secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, reforça que, a partir da identificação dos focos de lixo na cidade, será possível concentrar os esforços da Prefeitura em eliminá-los em novas ações regulares e planejadas.

“Agora temos este estudo em mãos e vamos intensificar as ações de limpeza nas áreas públicas. O Parque Itaimbé vai ser vistoriado para que possamos localizar outros pontos de descarte irregular. Mas sempre precisamos contar com a colaboração dos santa-marienses e, por isso, pedimos que deem o destino correto ao seu lixo”, enfatizou a secretária.

De acordo com o superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental e Animal, Gerson Vargas Peixoto, nos meses de abril e maio, 672 toneladas de resíduos foram recolhidas em áreas públicas no Km 2. A Rua Angelin Bortholuzzi, local onde a Prefeitura precisa atuar com regularidade devido ao descarte de lixo às margens da via, recebeu as equipes na semana que antecedeu o Pátio Rural. Lá, foram recolhidas 48 toneladas de lixo. O próximo local a receber o mutirão de limpeza e recolhimento de resíduos sólidos é o Loteamento Cipriano da Rocha, na próxima segunda-feira (14).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E VER TAMBÉM OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo