Entre janeiro e outubro de 2011 foram emplacados em Santa Maria exatamente 4.645 unidades de carros (automóveis e comerciais leves) zero quilômetro. Então, o número foi saudado como estrondoso, a indicar, como aconteceria, que seriam comercializados pelas revendas da boca do monte, perto de 6 mil, até o final do ano passado.
Pois, passados 12 meses, o que dizer do desempenho deste ano? Talvez falte adjetivo. O fato é que, conforme dados oficiais do Renavan, foram emplacados em Santa Maria nada menos que 5.450 “0 Km”, até o dia 31 do mês passado. O que significa algo como 17% além do verificado em idêntico período de 2011.
Se a comparação for mês a mês, a diferença percentual é ainda maior. Em outubro de 2011, as revendas locais comercializaram 455 unidades. Agora, sempre de acordo com o Renavan, foram 602 – ou 32% mais. São números em si mesmo eloquentes. E que, de outra parte, sinalizam os enormes desafios à espera dos gestores públicos, para garantir um trânsito minimamente civilizado nesse rincão gaúcho.
Ainda restando dois meses de comercialização, agora o que se vai apurar é o tamanho do recorde de emplacamentos de carros novos em Santa Maria, pois que este já está pra lá de garantido. Há quem aposte, inclusive, dado o fato de ter sido prorrogada até o final do ano a redução do IPI, que passe relativamente fácil de 6,5 mil o número total de unidades vendidas pelas revendas especializadas.
É emprego e renda em alta no setor, não há dúvida. Ah, para conferir o desempenho do ano e do mês, confira as ilustrações que compõem esta nota – e que trazem, ainda, as marcas mais vendidas na cidade, tanto em outubro quanto no acumulado do ano.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.