Artigos

2012 foi um ano (quase) perfeito para Santa Maria – por Carlos Costabeber

Em Santa Maria e região pouca gente pode se queixar de 2012! Provavelmente, quem mais se sentiu prejudicado foi o pessoal do campo, que teve perdas significativas com a estiagem que castigou o nosso Estado.

De resto, a cidade teve uma série de boas noticias:

* Vivemos o pleno emprego, um fenônemo jamais visto em qualquer outra época. Entretanto, existe uma quantidade razoável de jovens, que por falta de experiência anterior e por uma formação apenas teórica, não encontra espaço no mercado de trabalho.
Mas esse agravante poderia ser amenizado, se a gurizada se dispusesse a “colocar, literalmente, a mão na massa”. Afinal de contas, existe uma carência enorme de mão-de-obra na construção civil, especialmente. Se esse “tabu” for quebrado, muitos jovens irão se impressionar com os salários que estão sendo pagos pelas construtoras da cidade.

Mas como somos uma cidade onde “o diploma” é muito valorizado, oportunidades de emprego estão sendo perdidas.

* A Prefeitura conseguiu “repaginar” a cidade, devolvendo ao público as áreas do centro que estavam tomadas por camelôs, ou mesmo, abandonadas. Praças foram recuperadas, ruas asfaltadas, iluminação reposta, limpeza urbana funcionando, entre tantos.

* A indústria local ganhou um novo ânimo, com a instalação da indústria alemã de blindados, a KMW. Além disso, empresas locais começaram a fornecer equipamentos para o Pólo Naval de Rio Grande.

* O comércio local ganhou novos investimentos, como o “Atacadão” e o anúncio pela Walt Mart, sobre o inicio das obras do seu “Novo Big” na Walter Jobim.

* A nossa Universidade Federal fez um avanço notável em novas obras no Campus, no aumento de pesquisas acadêmicas, na ampliação do número de vagas de mestrado e doutorado e na qualificação dos docentes. Sem falar na importância que o Orçamento da UFSM tem para o PIB de Santa Maria: 22% do total. Algo impressionante, mas que por outro lado, mostra a grande dependência que a cidade tem, do dinheiro gerado pela sua Universidade Federal.

* Na área militar, que representa muito no PIB da cidade (11%), também foram anunciados grandes investimentos, como a criação de uma nova Organização que será construída junto ao Campo de Instrução – entre outros programas. Afinal, Santa Maria se tornou a “Capital dos Blindados”, trazendo maiores investimentos públicos.

* Quanto a novos investimentos federais em infraestrutura, a cidade se transformará em 2013 num grande “canteiro de obras”, com a duplicação da BR-158, da Faixa Velha de Camobi e da Av. Helvio Basso.

Aliás, não restam dúvidas de que Santa Maria precisa investir rapidamente em mobilidade urbana, pois só em 2012, entraram na cidade 7.000 carros novos – com previsão que outras 30.000 serão emplacados ainda na Gestão Schirmer.

* Já a Corsan tirará do papel muitos investimentos, notadamente a rede de esgotos de Camobi.

* Na área da saúde a cidade ainda se beneficiará da ampliação do Hospital Universitário e da conclusão do Hospital Regional, e dos investimentos a serem feitos pela Unifra – com a criação do seu Curso de Medicina.

* Quanto à aviação regional, as previsões são muito otimistas, para que tenhamos novamente, uma ligação aérea diária para São Paulo – decisão vital para o desenvolvimento local (principalmente para podermos atrair eventos de grande porte). No entanto, temos um gargalo pela frente, que é a necessidade de ampliação da rede hoteleira.

Por fim, muitas outras iniciativas marcarão o calendário do próximo ano, mas que foram geradas em 2012 (ou antes ainda!).

O que considero muito positivo nesse final de 2012, é que Santa Maria, finalmente, está unida através das suas forças vivas, na busca por uma cidade mais desenvolvida, e com uma qualidade de vida superior. Não nos falta vontade nem capacidade; o que nos limita é a falta de recursos e de algumas potencialidades na área industrial.

Na próxima semana, farei uma abordagem das dificuldades que terão de ser atacadas em 2013!

FELIZ ANO NOVO !

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. “… O que considero muito positivo nesse final de 2012, é que Santa Maria, finalmente, está unida através das suas forças vivas, na busca por uma cidade mais desenvolvida, e com uma qualidade de vida superior.”, eis a frase síntese do comentário! Chega de picuinhas por siglas: precisamos (e parece que agora temos) trabalhadores-unidos-por-Santa-Maria, que é o que interessa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo