ConsumidorEstado

CONSUMIDOR. Conheça as 20 empresas que mais “visitaram” o Procon/RS, pelo número de queixas

Foi divulgada nesta quarta-feira, pelo Departamento de Defesa do Consumidor do Estado (Procon/RS), a relação das empresas que mais foram alvo de queixa dos cidadãos gaúchos. Tem algumas bastante conhecidinhas– invariavelmente as mesma que frequentam as listas divulgadas pelo Procon santa-mariense, normalmente no início do ano.

Sobre a apresentação do balanço de atuação do Procon e, claro, alista das 20 “mais”, confira o trecho principal do material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, pasta à qual o órgão é vinculado. O texto tem a assinatura de Priscila Abrantes. A seguir:

Procon/RS divulga lista das 20 empresas campeãs de reclamações em 2012

O Departamento de Defesa do Consumidor (Procon/RS) divulgou, nesta terça-feira (12), durante apresentação do balanço anual da entidade, a lista das 20 empresas que mais tiveram reclamações em 2012 no Rio Grande do Sul. O segmento campeão no que se refere a insatisfação do consumidor é o financeiro (bancos, cartões de crédito) com 30,81%, seguido pela área de produtos com 24,79%, e de serviços essenciais, com 19,19%. 

O diretor do Procon/RS, Cristiano Aquino, destacou que as queixas mais recorrentes são quanto à cobrança indevida ou abusiva (30%) e a falta de cobertura de garantia (10%). As cidades que mais procuraram o Procon/RS no período foram Alvorada e Viamão, somando 60% dos pedidos. De acordo com Aquino, dos 5 mil atendimentos realizados pelo Procon/RS este ano, 90% tiveram resolução. 

De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o número de atendimentos e resolutividade demonstram a credibilidade que o Procon/RS vem adquirindo no Estado. Fabiano destacou a nova estrutura do Departamento, o que dá condições aos funcionários para realizar um trabalho qualificado. “Essa estrutura nova do Procon possui um olhar estratégico, porque só multar não resolve o problema. Isso se consegue quando todos sentam na mesa e entram em acordo. É isso que o Procon tem buscado e é por aí que vamos avançar ainda mais”, disse. 

Ao divulgar a lista de reclamações, Aquino ressaltou ser um dever institucional do Departamento informar a população. O diretor ressaltou a importância da qualificação do pós-venda das empresas, o que evitaria que as reclamações chegassem ao órgão. “A fidelização do cliente está no pós-venda”, disse… 

…Confira as 20 empresas com maior número de reclamações no RS em 2012:

Empresa – Percentual 

Claro S.A – 8.39%
SKY Brasil Serviços Ltda – 6.78%
Brasil Telecom Celular S.A – 5.43%
Banco Itaucard S.A – 3.88%
Brasil Telecom S.A- 3.50%
Hipercard Banco Múltiplo S.A/Itaú – 2.54%
Magazine Luiza S.A – 2.22%
Vivo S.A – 2.08%
Banco Santander (Brasil) S.A – 1.64%
Lojas Colombo S.A – 1.49%
Telesp Celular S.A Vivo – 1.39%
Terra Networks Brasil S.A – 1.26%
TIM Celular S.A – 1.22%
Banco Votorantin – 1.18%
Banco BMG S.A – 1.17%
IBI Promotora de Vendas Ltda – 1.17%
Carrefour Comércio – 1.15%
WMS Supermercados do Brasil Ltda. – 1.11%
Banco Bradesco – 1.09%
Banco Itaú S.A – 0.99%”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Seo Claudemir! Fiquei surpreso com a TIM em 11º lugar! Eu e esposa, temos Celular e de cada cinco (5) ligações tentadas, conseguidos uma (1)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo