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EDUCAÇÃO INFANTIL. Cresce (bastante) número de crianças na escola. Mas ainda há um looongo caminho

A “Amostra – Educação e Deslocamento”, com dados do Censo do IBGE, divulgada nesta quarta-feira, traz, sim, muito boas notícias para o setor educacional brasileiro. Constata que, em uma década, o número de crianças entre 4 e 5 anos de idade, matriculadas em creches, cresceu um bocado, chegando a 80,1%.

Esse é o lado positivo (antes eram 51,4%). Mas também embute outra informação: o caminho a ser percorrido ainda é penoso. Afinal, há cerca 20% de crianças dessa idade que deveriam estar na escola, e não estão. Saiba mais, no material produzido pela Agência Brasil, com reportagem de Akemi Nitahara. A seguir:

Em dez anos, matrículas na educação infantil saltam de 51,4% para 80% das crianças

Entre os anos 2000 e 2010, o número de crianças de 4 e 5 anos de idade matriculadas em escolas ou creches passou de 51,4% para 80,1%. No grupo de até 3 anos, a proporção subiu de 9,4% para 23,5%, segundo o Censo Demográfico 2010: Resultado da Amostra – Educação e Deslocamento, divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisadora do IBGE Vandeli dos Santos Guerra, houve progressos nessa área, mas a educação infantil ainda é a mais deficitária. “Já avançou bastante de 2000 para 2010. O nível de instrução está melhorando em todos os níveis, mas ainda tem muito o que avançar nessa parte da educação infantil.”

Na população de 6 a 14 anos de idade, 96,7% estavam na escola. Na faixa etária de 15 a 17 anos, a proporção cai para 83,3%. A pesquisa indica também que o nível de escolarização de um modo geral tem melhorado no país. No grupo acima de 25 anos, idade considerada suficiente para conclusão da graduação, o número de pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto caiu de 64% em 2000 para 49,3% em 2010. Com ensino médio completo passou de 12,7% para 14,7% e a proporção de pessoas com ensino superior completo passou de 6,8% para 10,8%…”

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