INFLAÇÃO/SM. 0,77% em novembro. No ano, 4,91%. “Despesas pessoais” puxaram a elevação dos preços
Como este sítio informou, em FLASH na tarde passada, a inflação santa-mariense em novembro foi de 0,77% – conforme o Índice do Custo de Vida de Santa Maria apurado pelo Laboratório de Pesquisas Econômicas do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano/Unifra. Mas, e o que terá determinado esse reajuste?
Mais: no acumulado janeiro/novembro, o percentual alcança 4,91%. A tendência – e isso não está no ICVSM, mas é observação do editor – é que a inflação anual seja semelhante à registrada em 2012. Contados os últimos 12 meses, os preços se elevaram em 5,65%.
Quem sabe uma boa resposta está exatamente no detalhamento dos reajustes de preço observados nos nove grupos de bens e serviços em que se divide o índice. Somente dois dos nove apresentaram resultado negativo. Isto é, apresentaram redução, ou deflação, de preços médios: Comunicação (-1,87%) e Artigos de Residência (-1,27%).
Todos os outros sete grupos tiveram elevação, em novembro. O grande destaque, vamos colocar assim, foram os itens de Despesas Pessoais, que se elevaram, na media, em 3,22% – e no mês anterior cresceram apenas 0,10%.
Também apresentaram inflação os demais grupos, a saber: “Saúde e Cuidados Pessoais”, “Alimentação”, “Vestuário”, “Transportes”, “Educação” e “Habitação”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.