HistóriaMemóriaPolítica

MEMÓRIA. Daniel Coronel e os 173 deputados que a ditadura (argh) cassou e agora o parlamento reabilitou

No dia 6 de dezembro, quando se completam trinta e seis anos da morte do ex-presidente João Goulart, a Câmara dos Deputados fez a devolução simbólica dos cento e setenta e três deputados cassados pela ditadura militar. Infelizmente apenas vinte e nove estão vivos. Dentre os homenageados, estão o ex-governador Leonel Brizola, Rubens Paiva e Almino Affonso.

Embora este ato não repare as atrocidades e monstruosidades que foram feitas no período mais negro da história brasileira, é uma forma de a Câmara dos Deputados, nos últimos anos tão criticada, dizer à sociedade que repila a ditadura e mostrar que respeita as escolhas soberanas que o povo brasileiro fez, mas que a ditadura ignorou e desrespeitou, através de mentiras, calúnias, difamações, cassações e torturas  de…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Um reencontro do Brasil com a sua história”, artigo de Daniel Arruda Coronel. Ele é professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo