MENOS IPI. Municípios gritam, SM inclusive, mas o governo renovará redução para carros e ‘linha branca’
O anúncio será feito ainda hoje, segundo informa a edição desta quarta-feira, do jornal O Estado de São Paulo. Haverá renovação (não se sabe ainda por quanto tempo) da redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de automóveis e dos produtos da chamada “linha branca”, que inclui fogões e geladeiras. O benefício, que encerraria dia 31, já foi prorrogado pelo menos duas vezes, neste ano.
Os municípios estão embrabecidos com isso, pois o governo não encontrou formas de compensar a perda de arrecadação das comunas. No caso de Santa Maria, segundo o editor ouviu hoje, em entrevista do prefeito Cezar Schirmer à rádio Imembuí, foram “R$ 10 milhões a menos”. Pooois é. Ah, os detalhes do que deverá ocorrer estão na reportagem de Renata Veríssimo e Adriana Fernandes. Acompanhe:
“Redução do IPI para carros e para linha branca será prorrogada de novo
O governo deve atender ao pedido do setor privado e prorrogar a redução da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, que vence no dia 31 deste mês. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também deve anunciar a renovação da redução do IPI para produtos da linha branca, como fogões e geladeiras.
O anúncio pode ser feito hoje pelo ministro, segundo fontes ouvidas pela Agência Estado. A preocupação do governo é não trazer mais um elemento negativo para o comportamento da inflação no início de 2013 e, ao mesmo tempo, continuar dando fôlego para recuperação da atividade industrial.
O setor automobilístico, por exemplo, argumentou que o repasse do aumento do IPI para os preços dos carros é inevitável. Isso porque, além do aumento da carga tributária, as empresas estão obrigadas, a partir de 1.º de janeiro, a produzir 60% dos automóveis com airbag e freios ABS, o que também elevou o custo de produção das empresas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.