Artigos

Por um natal menos clichê – por Bianca Zasso

Épocas festivas são sempre infestadas de clichês. As propagandas nos dizem que na Páscoa todo mundo é obrigado a gostar de chocolate, no dia das mães todo mundo quer renovar a cozinha (que machista!) e no Natal todos, não importa a renda, querem alguns pacotes embaixo do pinheiro enfeitado. Não estou querendo dizer que todo mundo tenha que se revoltar e ir contra as tradições. Mas não podemos ser escravos de certas atitudes.

Vou confessar: nunca gostei do Natal. Acho uma data introspectiva, onde sempre paro para pensar nas coisas que aconteceram durante o ano, questiono minhas decisões, faço planos, sinto saudades. Talvez por isso esse alvoroço de alegria, festas e comilança não me empolgue tanto.

Já que dezembro é o mês das listas no espaço desta humilde colunista, proponho aos leitores que busquem neste finalzinho de 2012 um pouco menos de clichês. Um natal feliz como o dos comerciais, mas com um tempero especial, único e que vai fazer toda a diferença. Frutas secas são típicas em países frios. Não há mal nenhum em comer salada de frutas tropicais bem gelada. Pinheiros não precisam ser pinheiros.

Uma pilha de livros, de papéis contendo os desejos para 2013, as músicas que a gente gosta, tudo isso também é símbolo. Falando em música, chega das canções natalinas. Nossos cérebros já decoraram e não prestam atenção no significado. Cantem o que quiserem, desde que faça sentido para a sua vida.

E os filmes? Escolha os que te tocam o coração, os que te fazem chorar por motivos que só você entente, os que te fazem rir com vontade e os que fazem parte da sua história. Filmes também são feitos para tornar as pessoas mais felizes, por mais que a indústria diga que eles só servem para encher os bolsos dos produtores.

Um Natal cheio de arte, amor, saúde, sonhos e cinema para todos! E que a lista a seguir ajude as suas noites serem mais felizes.

Bjus da Bia!

 

– A felicidade não se compra – Dir. Frank Capra

-Cinderela em Paris – Dir. Stanley Donen

– Milagre na Rua 34 (1949) – Dir. George Seaton

– Sonhos – Dir. Akira Kurosawa

-A noviça rebelde – Dir. Robert Wise

– Apenas uma vez – Dir. John Carney

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bianca: li com muita atenção tua crônica. Linda, bem colocada. O Natal deveria ser comemorado no ritmo de cada familia, sem as exigências do mercado. No calor de dezembro nossos bons sorvetes,nossas frutas e nossas músicas. Adorei tuas sugestões1 Feliz Natal amiguinha! Bjão Haydée

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo