Economia

AESSUL. Concessionária de energia elétrica promete melhorias no atendimento aos santa-marienses

POR MAIQUEL ROSAURO

A reunião realizada nesta quarta-feira, 9, no gabinete do prefeito, com a presença da diretoria da AESSul e PROCON rendeu frutos. A divulgação do número de telefone local para o atendimento da população em situações emergenciais e o estabelecimento de uma linha direta de comunicação entre o PROCON e a AESSul foram as principais definições do encontro.

Leia abaixo a matéria do jornalista Guilherme Bicca, da Prefeitura de Santa Maria, sobre a reunião:

Em reunião com Prefeitura, AESSul garante divulgação de atendimento local e linha direta com Procon

Reunião realizada na Prefeitura nesta quarta-feira, 9. Foto João Vilnei
Reunião realizada com o prefeito Schirmer. Foto João Vilnei

O prefeito Cezar Schirmer realizou na manhã dessa quarta-feira (9) uma reunião com representantes do PROCON e diretoria da AESSul, concessionária de energia elétrica na cidade, em detrimento da demora no restabelecimento do serviço, cuja falha fora causada pelos últimos temporais que atingiram a cidade, em dezembro. A reunião que aconteceu na Sede da prefeitura contou também com a presença do secretário de Relações do Governo e Comunicação, Giovani Mânica e o Presidente da União de Associações Comunitárias (UAC), Rodrigo Santos.

A reunião foi precedida de 25 reclamações protocoladas junto ao Procon, o que resultou na criação de um banco de dados com os casos arquivados entre os dias 18 de dezembro e 7 de janeiro. A AESSUL foi notificada já no dia 19 de dezembro pela demora excessiva nos reparos e manutenção das redes danificadas pelos temporais, o que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica por até cinco dias, e também pela dificuldade de acesso ao Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa por telefone.

Os dois pontos foram justamente os tratados como os de maior relevância pelo prefeito Cezar Schirmer, apesar de outros temas terem sido abordados na reunião. “Sob o ponto de vista da Prefeitura, nós verbalizamos um sentimento geral. A AESSul tem dificuldades de acesso às reclamações da população, sobretudo em momentos de crise, e o reparo é muito demorado. Um dado que me chamou atenção foi o de que em dezembro, 93% dos incidentes de falta de energia foram solucionados em menos de 24 horas. Mas em um universo de 100 mil clientes atingidos, significa que sete mil ficaram sem energia elétrica por mais de um dia, e isso é um volume muito expressivo”, lamentou o prefeito.
Schirmer também frisou que o objetivo não é resolver, ou punir, o que já passou, mas prevenir para que situações como essa não voltem a se repetir. “A AESSul tem como prevenir e analisar esses contratempos climáticos que acontecem, e obviamente que vão acontecer de novo, então a empresa precisa melhorar o acesso a seu atendimento pelo telefone, podendo inclusive ter um telefone local em emergências, e o balcão de atendimento presencial poderia, em épocas de situação crítica, funcionar 24 horas por dia, além de reforçar as equipes de manutenção. Tenho certeza de que isso nos permitiria, no futuro, enfrentar esse problemas de melhor forma”.

De acordo com o gerente regional centro-oeste da AESsul, Carlos Rocha, situações com as enfrentadas em 2012 são exceções e a concessionária atua da maneira mais ágil e adequada a cada emergência, que sob a forma de temporais, contabilizaram seis entre os meses de setembro e dezembro. Rocha também ressaltou que a empresa segue aumentando a cada ano os investimentos na cidade. Em 2012 foram 1,9 mil postes de madeira substituídos por postes de concreto, número que deve aumentar em cem unidades em 2013. Além disso, os R$ 6 milhões investidos em infraestrutura e tecnologia em Santa Maria, no ano de 2010, sobem para R$ 14 milhões em 2013.

“A ampliação na quantidade de pessoas para atendimento desses temporais praticamente triplicou nos últimos três anos. Nós colocamos equipes próprias com equipamentos de última geração, equipes de linha viva que trabalham com a rede energizada pra manutenção preventiva. Em dezembro fomos atingidos por temporais, que infelizmente não vão parar, e pra isso, cada vez mais, nós nos preparamos com medidas que vão evitar que nós tenhamos que fazer a correção dos problemas, o que é ruim pra todo mundo”, explicou Rocha.

Para o coordenador do PROCON de Santa Maria, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, o balanço da reunião é positivo. “A AESsul se comprometeu em estabelecer diálogo, uma comunicação mais estreita com o PROCON. Repassamos a eles algumas reclamações que ainda não eram de seu conhecimento e a ideia é continuar esse diálogo e estreitar a nossa relação, para que se possa avançar na qualidade do serviço para o consumidor no Município. Outro ponto crucial da reunião foi quando tratamos sobre um setor de atendimento centralizado em Santa Maria para que o consumidor possa se reportar não somente a um 0800, sobretudo para atender uma demanda atípica como as enfrentadas nos últimos meses”.

A reunião entre Prefeitura, PROCON e AESsul, resultou em algumas medidas conjuntas entre os três órgãos como a ênfase na divulgação do número de telefone local para o atendimento da população em situações emergenciais com a que passou; e o estabelecimento de uma linha direta de comunicação entre o PROCON e a AESSul para facilitar o tráfego de informações, proporcionando assim a agilidade nas medidas de reparação da empresa.

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