ConsumidorEconomiaSanta Maria

EM 1ª MÃO. Mais de 500 empresas reclamadas no Procon. Oi e Claro, as campeãs. Confira toda a lista

Foram exatamente 2.539 reclamações formalizadas no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Maria (Procon-SM) durante o ano passado. Mais de 200 por mês, em média. É bastante? É. Mas poderia ser muito mais, se todos os atendimentos (e eles passaram de 17,6 mil) se transformassem em queixas formais.

Esses números constam do relatório elaborado pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor e pelo Procon, sob a coordenação do professor Vitor Hugo do Amaral Ferreira e a participação da acadêmica Ticiane Roos, ambos do curso de Direito da Unifra. E, no caso dele, coordenador do Procon-SM.

Foram mais de 500 as empresas alvo de reclamações. As mais demandadas, como já se tornou uma norma, são as operadoras de telefonia e as instituições financeiras – ainda que, entre as 10 primeiras, há outras organizações se intrometendo, inclusive um grande supermercado.

Entre a dezena de mais demandadas junto ao Procon estão, beeem na frente, a Oi e a Claro, seguidas, não muito longe, pelo Carrefour. Completam os campeões: Vivo, Magazine Luiza, Deltasul, Banco BMG, Samsung, Serviços Itaú e Lojas Colombo.

PARA CONFERIR A LISTA COMPLETA, COM MAIS DE 500 EMPRESAS, E O NÚMERO DE RECLAMAÇÕES, CLIQUE  AQUI (no formato PDF) OU AQUI (formato Word)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Caro Claudemir, parabéns pelo tratamento do assunto. Um tema que eu gostaria de ver tratado – para meu esclarecimento – são as razões de tão poucas empresas de Santa Maria terem aderido ao Programa Nota Fiscal Gaucha. Esse é o tipo de programa que é um grande sucesso em São Paulo, e por aqui mal deslancha. Fiz minha adesão hoje e fui ver quais são as empresas que o prestigiam. Minha decepção foi muito grande ao ver que poucos empresários daqui estão participando. Já destes uma espiada nessa direção? Um grande abraço! (NOTA DO SÍTIO – boa ideia, caro amigo. Vamos encaminhar. Se não conseguirmos solitos, vamos buscar parceria para saber)

  2. Fui enganada pela loja da Colombo. Propaganda enganosa feita por um vendedor que parecia ser um senhor confiável A Colombo que fica quase em frente as lojas Manlec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo