Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (116). Ligia Militz da Costa e Santa Maria: “aqui é a nossa casa de verdade”

Por LICIANE BRUN (texto) e CLOVIZ MENEZES (foto)

Lígia Militz da Costa: “Santa Maria é dificilmente substituível”

“Ao lado de minha querida terra natal, Santa Maria é a cidade que literalmente me adotou”. As palavras são da escritora e presidente da Academia Santa-mariense de Letras, Lígia Militz da Costa. Natural de São Pedro do Sul, a também professora universitária  veio aos 11 anos para estudar no Colégio Centenário. Mas antes já passava sua infância em Santa Maria.  “Minha mãe trazia a mim e minha irmã uma vez em cada semestre, pelo menos, para fazer compras de roupas novas para a estação. Eu achava as lojas lindas e, na rua, havia carrocinhas brancas com vendedores de sorvete”, recorda.

Lígia Militz também é a patronesse da Feira do Livro de 2011. Em sua área de atuação, a professora enxerga com muitos bons olhos o crescimento da literatura na cidade. “Santa Maria se edifica, cada vez mais, com seus alicerces fincados na educação”. A escritora enfatiza que tem consciência das limitações que a cidade tenta vencer, mas também tem consciência de que há o empenho coletivo, de equilibrar o ambiente com a mentalidade evoluída de seus habitantes.

“Santa Maria é dificilmente substituível”, define Lígia. “A gente, quando retorna das férias, fica feliz. Parece que nosso coração palpita aqui. Aqui nos reconhecemos com nossa identidade universitária (e até cosmopolita, mas simples) e nossa mentalidade de cidade-família, de gauchinhos aquerenciados afetivamente uns com os outros. Aqui é a nossa casa de verdade”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo