Política

FALECIMENTO. Sandra Feltrin, ex-candidata à Prefeitura em 2008, morre na manhã desta terça-feira

POR MAIQUEL ROSAURO

Sandra Feltrin (1965 - 2013)
Sandra Feltrin (1965 – 2013)

Um dia triste para a política santa-mariense. Na manhã desta terça-feira, 8 de janeiro, às 8h30min, no Hospital de Caridade, em Santa Maria, faleceu a advogada e ex-candidata à Prefeitura de Santa Maria, em 2008, Sandra Feltrin.

Sandra nasceu em 6 de setembro de 1965, em Santa Maria. Era casada com o João Damian, sócia da Wagner Advogados Associados e, desde 2010, lutava contra o câncer – doença que, infelizmente, ocasionou a sua morte.

Sandra foi filiada ao PT entre os anos de 1987 e 2006. Participou das ocupações, em 1991, da área da Nova Santa Marta liderada pelo Movimento Nacional da Luta pela Moradia, o qual ajudou a fundar.

Em 2006, filiou-se ao PSOL para continuar, como ela mesmo dizia, sua “luta coerente e anticapitalista, sem concessões para aqueles que fazem da política sua profissão e são complacentes com a corrupção”.

Nas eleições de 2008, concorreu à Prefeitura de Santa Maria, pelo PSOL, e obteve mais de 10 mil votos.

Em 2009, participou da luta dos professores na defesa do Piso Nacional e foi contra a política de educação pública do governo do PSDB. Lutou também contra a criminalização dos movimentos sociais, em defesa das escolas itinerantes do MST e pelo impeachment da governadora Yeda.

Foi membro do Diretório Nacional do PSOL entre 2009 e 2011.

A difícil situação que Sandra enfrentava já era conhecida dos leitores deste sítio. Clique aqui e leia matéria publicada em 2010 sobre o drama que a Sandra enfrentava. Uma mulher brava, guerreira, com um forte senso de justiça e que vai fazer uma falta tremenda para a política santa-mariense.

O velório de Sandra inicia ao meio-dia, desta terça-feira, no Hospital de Caridade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

19 Comentários

  1. Eis uma bela homenagem: em vez de Nova Santa Martha, que nada diz, bairro Sandra Feltrin! Há poucas homenagens em SM, às mulheres!

  2. A Direção Municipal do PSB lamenta a morte de Sandra Feltrin (PSOL).Sandra foi um dos grandes nomes da esquerda santa-mariense. A cidade perdeu uma pessoa de grande caráter e postura política exemplar.

  3. Quando a amiga e profissional Sandra Feltrin esteve a frente das lutas sindicais do SECOHTUR, de braços dados com a categoria, ela foi firme e decisiva nas tantas reivindicações dos trabalhadores. Soube defender com unhas e dentes a classe frágil daqueles que ostentavam seu poder na tentativa de humilhar o mais fraco. Obrigada amiga Sandra por ter passado em nossas vidas e mostrado o caminho para valorizar as pessoas como realmente elas merecem. Que Deus esteja com sua familia para amparar e confortar por tamanha perda. Rejane Cabral

  4. Sandra acreditava de verdade no que dizia, e hoje isso vale mais do que ouro. Exemplo! Essa vai poder descansar em paz…. Sentimentos pesarosos à família.

  5. É uma perda lastimável. Ainda quando era guri e participava da Pastoral da igreja conheci a Sandra Feltrin. Uma pessoa que sempre defendeu o que acreditava,um mundo melhor para todos. Um pessoa sempre pelo certo, não mandava recado pelo outros. è por esses e outros motivos que sempre será lembrada pela personalidade. Solidariedade aos familiares.

  6. Acompanhei a trajetória da Sandra Feltrin desde o segundo grau, onde fomos colegas. Depois na faculdade nos entramos de novo. E em todos os momentos, sua postura era muito nítida, séria e dedicada. Era um exemplo a ser admirado. Uma pessoa com posicionamentos firmes e objetivos definidos. Batalhadora dos movimentos sociais por idealismo e da luta por melhores condições de vida para todos os trabalhadores. Seu exemplo de vida deve ser difundido e aproveitado como reflexão, pois a sua luta não foi em vão e seus ideais não podem ser esquecidos pelos seus amigos, nem por todos aqueles que acreditam que a vida vale a pena quando nos arriscamos por ela, pois sem esse envolvimento maduro e coerente de alguns, ninguém conquista nada e a sociedade não avança. Por isso, obrigado Sandra. Obrigado por se arriscar pela nossa causa e por tudo que ela significa. Vai em paz minha amiga e saiba que em algum outro local, vc vai continuar o seu trabalho, pois a vida, bem, a vida continua …

  7. Estou muito triste pelo falecimento da Sandra, uma verdadeira grande lutadora, que muito contribuiu na construção de um mundo melhor para todos.
    Solidarizo-me com os familiares, seus filhos, seus irmãos, sua mãe e seu companheiro, João Damian.

  8. Sempre que olharmos para aquele enorme bairro que é a Nova Santa Marta veremos a Sandra nele ou quando subermos de uma ocupação dos Sem Terra ela tambem estrá lá pois em vida foi uma grnde lutadora polos oprimidos .

  9. Convivi e aprendi admirar… Muitos anos longe e a tristeza grande em receber a notícia desta perda irreparàvel…

  10. Lamento a perda de uma amiga, mas com certeza lá no céu o seu terreno esta garantido, por tantas lutas em favor dos mais necessitados e dos sem teto, como eram chamados os moradores do Bairro Nova Santa Marta.

  11. Perda lamentável , tão precocemente; deixa a todos nós cidadãos e politicos- cidadãos, orfãos da qualidade ,da competência da seriedade de uma vida pública ilibada. Tive a honra e a satisfação de por algumas vezes conversar com a Dra. Sandra Feltrin e receber dela estímulo e recíprocidade. , Quero externar meu profundo pesar a familia enlutada e me associar em pensamento ao texto de Santo Agostinho aqui tão bem lembrado pelo leitor Fritz Nunez.

  12. Infelizmente a vida nos coloca sobre grandes obstáculos, lutamos , brigamos , enfim, sonhamos mas a resposta final sempre será a de DEUS todo poderoso.
    Foi uma grande perda, um exemplo de política, com posição e personalidade.
    Desejo descanso para a sua alma e as minhas condolências a todos os seus familiares.
    Meus sentimentos.

  13. em nome dos moradores do Loteamento KM2 o qual ela nos defendeu contra contra a ordem de despejo. pedimos a DEUS que a receba em sua imensa glória pois este é o caminho de quem sempre lutou pelos menos favorecidos e ao meu amigo joão damian tenha força pois acredito que ela está muito bem onde ela está.
    MUUUUUIIIITO OBRIGADO SANDRA FELTRIM.

  14. É difícil adjetivar um ser humano tão relevante para a história política e dos movimentos sociais de Santa Maria. Que fique o texto de Santo Agostinho que ela carregava, segundo o bravo João Damian, sempre consigo:
    “”A morte não é nada.
    Eu somente passei
    para o outro lado do Caminho.

    Eu sou eu, vocês são vocês.
    O que eu era para vocês,
    eu continuarei sendo.

    Me dêem o nome
    que vocês sempre me deram,
    falem comigo
    como vocês sempre fizeram.

    Vocês continuam vivendo
    no mundo das criaturas,
    eu estou vivendo
    no mundo do Criador.

    Não utilizem um tom solene
    ou triste, continuem a rir
    daquilo que nos fazia rir juntos.

    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.

    Que meu nome seja pronunciado
    como sempre foi,
    sem ênfase de nenhum tipo.
    Sem nenhum traço de sombra
    ou tristeza.

    A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora
    de suas vistas?

    Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho…

    Você que aí ficou, siga em frente,
    a vida continua, linda e bela
    como sempre foi.”(Santo Agostinho)

  15. Foi uma grande perda para a esquerda socialista em Santa Maria.Pois Sandra sempre esteve na luta dos trabalhadores.Em cada luta, reivindicação de direitos dos trabalhadores, dos setores oprimidos, dos jovens, Sandra estará presente.

  16. Em nome do Sinduscon/SM, lamentamos profundamente a perda da advogada Sandra Feltrin.
    Quando da campanha à Prefeitura de Santa Maria, em 2008, tivemos a oportunidade de recebê-la para uma reunião-almoço, momento em que pudemos conhecer e admirar a sua luta, suas ideias e sua trajetória.
    Fica um belo exemplo de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo