DestaqueSanta Maria

CIDADE. Coletivo “Memória Ativa” comemora início das obras de revitalização da Gare da Viação Férrea

Nota relembra participação do grupo e mantém atenção para futura destinação

Tapumes já delimitam o espaço onde a empreiteira que venceu a licitação deverá começar a obra (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Confira a seguir a Nota Pública divulgada nesta quarta-feira pelo Coletivo Memória Ativa. O assunto é o início das obras de recuperação da Gare, com uma retrospectiva da atuação do grupo e buscando se colocar no processo, chamando atenção para a futura destinação. Acompanhe o texto, na íntegra:

NOTA PÚBLICA

Nestes cinco anos de atividade, em defesa do patrimônio cultural de nossa cidade, o Coletivo Memória Ativa tem muitas ações e avanços para comemorar. Dentre esses, saudamos com satisfação o início da recuperação da Gare da Viação Férrea, uma obra aguardada há muitos anos, e que agora a Prefeitura coloca em andamento.

Tendo iniciado suas atividades em agosto de 2018, o Coletivo Memória Ativa, desde então, tem-se dedicado a sensibilizar a população da Santa Maria para a importância de seu Centro Histórico. Constituído pelo eixo que compreende a Rua do Acampamento, Praça Saldanha Marinho, Avenida Rio Branco e Vila Belga, tem justamente na outra ponta a Gare.

E não é um simples sítio histórico que tem estado degradado há tanto tempo, trata-se do núcleo fundante do desenvolvimento de Santa Maria. O primeiro ciclo econômico de nossa cidade veio, justamente, com a instalação da malha ferroviária e com a presença de engenheiros, técnicos, empreendimentos que impulsionaram a economia e a cultura local. Desse modo, era urgente que se fizesse um trabalho de revitalização daquele espaço, tanto para marcar a memória ferroviária quanto para constituir um ambiente de lazer e celebração deste esforço pelo progresso.

Entre idas e vidas nos projetos de revitalização, o Coletivo teve uma atuação decisiva, em maio de 2020, quando contestou publicamente, e depois junto ao Ministério Público, a fim de que o edital seguisse os procedimentos devidos, para que o trabalho de restauração da Gare pudesse se efetivar de modo justo e adequado.

Com a conscientização do valor do espaço, junto com o Largo Irmão Stanislaw, e com a necessidade da devida condução do processo, nossa solidariedade com o Poder Público que, além de seguir os devidos trâmites, apresenta um projeto que faz jus ao significado que tem a Gare para o povo santa-mariense.

Estaremos atentos, como sempre estivemos, para os desdobramentos quanto à destinação, ao uso e ao processo de parcerias público-privadas que darão vida e sustentação daquele monumento e espaço cultural. E conclamamos a população para que se junte a nós, de modo a acompanhar as obras de revitalização, cuidar para que a Gare renovada contemple democraticamente todas as manifestações culturais, e quando prontas encher de vida aquele lugar, digno de nosso afeto, cuidado e respeito.

Santa Maria, 22 de novembro de 2023

ORLANDO FONSECA

Presidente do Coletivo Memória Ativa”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Soviet que representa a si mesmo e os interesses vermelhos divulga nota e é noticia. Só Claudemir com P. mesmo. Nota irrelevante ainda por cima, comemoram que outros estão fazendo alguma coisa alem de caminhadas e abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo