Vamos combinar: não bastará ter um Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Será necessário, obrigatoriamente, cumprir o que ele vier a determinar, quando entregue, em meados de junho. É o mínimo que se pode dizer, a partir da constatação óbvia de que o mercado de carros novos (entre automóveis e comerciais leves) não para de crescer e bater sucessivos recordes, despejando nas ruas estreitas e nunca planejadas de Santa Maria um punhado fantástico de unidades “zero quilômetro”.
Em 2012, como o sítio ANTECIPOU na tarde passada, foram nada menos que 6.881 veículos “0 km” emplacados na boca do monte, conforme os os dados oficiais do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Especificamente em dezembro, as unidades emplacadas aqui chegaram a 776, contra 655 do mês anterior.
O editor deste sítio, inclusive, ficou em dúvida acerca do título desta nota, ao confrontá-la com a mesma informação publicada há exatamente um ano. Então, aqui se DIZIA: “NUNCA ANTES. Santa Maria emplacou 5.783 carros “0 Km” em 2011, e mercado bate recorde de 2009”. E agora, que dizer quando se constata um acréscimo, de ano para ano, de nada menos que 19% (ou, se preferir a exatidão complete: 18,98%).
O fato é que se registra um acréscimo anual constante, que mostra a pujança do setor e a sua importância como gerador direto de emprego e renda em Santa Maria. Portanto, não pode jamais ser desconsiderado. É, assim, um desafio e tanto para o gestor público – que terá de dar um jeito, a partir do Plano Diretor a ser elaborado.
Nas ilustrações que permeiam essa nota você tem números anuais e do mês passado, totais e por marca representada na comuna.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.