CongressoPolítica

POLÍTICA. Há 3 candidatos e um favorito para presidir a Câmara dos Deputados. Mas não vai superar Ibsen

presidente da câmaraO gaúcho Ibsen Pinheiro (PMDB) foi uma quase unanimidade, em 1991. Obteve mais de 96% dos votos dos parlamentares e virou presidente da Câmara dos Deputados. É o caso mais notório, desde que a democracia voltou a vigorar no País.

Mas há outras situações, como a que, por estultice política, os deputados perpetraram em 2005, quando elegeram um colega (o pernambucando Severino Cavalcanti, do PP) que seria defenestrado poucos meses depois.

Agora, são três os candidatos à presidência da Câmara. Mas acordos prévios quase permitem prever a vitória do peemedebista Henrique Alves, do Rio Grande do Norte – embora a existência de outros dois candidatos, como você confere no material produzido pela Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Rodrigo Bittar. A seguir:

Três deputados disputam a Presidência da Câmara

O prazo para o registro de candidaturas aos cargos da Mesa Diretora  da Câmara termina no dia 1º de fevereiro, às 19 horas. Até este momento, nenhuma candidatura à Presidência da Casa foi formalizada, mas três deputados demonstraram a intenção de disputá-la: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES).

O deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF) havia anunciado sua intenção de disputar o cargo, mas na tarde de ontem (segunda-feira) desistiu da candidatura e decidiu apoiar Henrique Eduardo Alves.

O Regimento Interno permite que qualquer deputado seja candidato à Presidência. Para os outros cargos da Mesa, no entanto, há uma regra restritiva, que é integrar a legenda ou bloco partidário com direito à vaga.

A divisão de cargos é determinada a partir dos tamanhos das bancadas (princípio da proporcionalidade partidária) e de acordos entre as legendas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo