Câmara de VereadoresPolíticaSanta MariaTragédia

EM PRIMEIRA MÃO. Marion Mortari retira assinatura e agora são só 5 vereadores a apoiar a “CPI da Kiss”

O vereador Marion Mortari, do PSD, agora há pouco, comunicou a Werner Rempel, do PPL, idealizador do requerimento, que estava retirando sua assinatura para a criação e instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que pretende(ria) investigar aspectos político/administrativos envolvidos na tragédia da boate Kiss.

As razões: Mortari se disse pressionado pelo governo municipal e preocupado com eventuais prejuízos ao seu mandato parlamentar.

O resultado: agora, para que a CPI seja criada e implantada, faltam duas assinaturas. Que podem, ou não, vir da bancada do PSDB, que faz reunião em que tratará do tema, junto aos seus edis, Coronel Vargas e Admar Pozzobom.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

73 Comentários

  1. Bem se vê que nossos vereadores são todos comprometidos e sabem muita coisa e não tão nem aí para o povo santamariense…querem só o salario e aparecer na midia em inaugurações e festas. Marion Mortari nem sei o que este cara faz la e o Coronel Vargas ja deu sinal para que veio…para ser jornalista e ter vida social…que coisa…tomara que nenhum se reeleja…a gente sempre se decepciona!!!

  2. materia do diario de santa maria de quita feira…e ainda o mortari tira o corpo fora …que vergonha.se isso não é motivo de CPI …

    http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4051273,21432
    21/02/2013 | N° 3382

    As multas e o embargo vieram à tona há pouco tempo. Embora, na opinião de um servidor público que preferiu não se identificar, o episódio mostre que a prefeitura agiu perante uma situação ilegal, o fato acendeu um alerta entre as autoridades municipais sobre a existência de “um amigo da Kiss” na máquina administrativa.

    ZH falou com vários proprietários de casas noturnas em Santa Maria que confirmaram ser uma rotina abrir a casa antes de completar o trâmite da papelada, uma prática que, por sinal, não é exclusividade do município.

    – A regra é pegar o telefone e ligar para um amigo na prefeitura. É pedir uma colher de chá para funcionar enquanto os papéis tramitam.Temos funcionários e a manutenção da casa para pagar – disse um dono de boate de Santa Maria.

  3. não é possivel o que isso está acontecendo …que pressão que houve da prefeitura para um vereador chamado Mortari fazer a palhaçada que fez. tem CC em jogo ou futuros CC. tem politico que só pensa em sí mesmo.e esse mortari é um desses.

  4. Na manha, as 8 h do dia 27 sera a hora do luto, a noite os cara pretas vao protestar…e o que sera triste é que a raiva e indignacao que seriam naturalmente contra os donos, sera focada nos politicos da cidade, que ironia… Kiko e Maurinho e o musico, os fiscais, os bombeiros,… Estao menos sujos que nossos politicos.

  5. Ohh Tiago… alguem sugeriu o SEDUFSM para fazer um abaixo assinado… que tal teu partido organizar… monta uma banquinha lá no calçadão, passa por alguns locais…

  6. Eu queria o abaixo assinado, queria poder assinar e MANTER minha firma.
    Seria uma maneira do povo se expressar.
    Só não deixem o Marion assinar, que depois ele vai querer apagar, rasurar e não se poderia usr corretivo.
    Uma assinatura é o que se chama de FIO DO BIGODE.
    Marion arrancou…

  7. Vamos pensar em algo positivo, o Rempel pode ter aprendido, as pessoas envelhecem, crescem, fazem reflexões…
    os erros do passado devem ser lembrados, mas não podem justificar atuações do presente…
    ainda bem que alguem, DESTA VEZ, fez algo.
    Oportunista não é um adjetivo pejorativo… queria mais oportunistas usando todas as oportunidades de melhorar… quem ve oportunista como pejorativo sao os acomodados…

  8. Ah! Esta tal Democracia…
    Maravilhosa em seus modos e caprichos.

    Permite que se assine um contrato com a sociedade, só que não. Aceita sumiços coletivos institucionais…

    Como disse antes, caprichosa, ela exige ser conduzida pelas mãos e pelas mentes sábias.

    Só não pode ser conduzida pela parte traseira do ser humano aonde a carne abunda, aí ela vira ‘Culocracia’

    ¡Viva a Argentina!

    Nota ao editor: Culocracia tá valendo? Fica sob análise? Espero que a elegância do texto seja um atenuante a ser considerado.)

  9. CPI JÁ!

    “Não custa lembrar” (se o Claudemir permite).

    Quando encaminhei o pedido (apresentando provas e testemunhas) de cassação do vereador João Carlos Maciel (PMDB) pelo desvio do salário de seus assessores, os 14 vereadores reunidos na sala do Presidente da Câmara decidiram por não ler a denúncia em plenário. Um pedido de cassação é um pedido de investigação, mas que já pede de saída uma condenação, respeitando-se claro, a ampla defesa. Algo parecido com uma CPI, uma comissão processante é formada para dar andamento ao feito. Naquela ocasião, os 12 vereadores levantaram a mão, rejeitando a denúncia. Entre os 12 que garantiram a impunidade de Maciel, nomes ilustres como Helen Cabral, Fort, Jorjão e Werner Hempel. Pelo Regimento Interno, o presidente não vota, e Maciel ficou impedido por ser o alvo do pedido. Na hora da discussão do pedido em plenário, apenas Werner Rempel (sem partido) foi à tribuna. Em sua manifestação, o parlamentar disse que “qualquer eleitor tinha seus direitos e que o mais prudente é aguardar o julgamento da Justiça, uma vez que o caso está sendo investigado”.

    – Não cabe fazer estardalhaço político em cima dessa questão – completou o vereador.

    Diferentemente de ontem, hoje o vereador werner quer estardalhaço político, pena que 239 pessoas tiveram que morrer. Escrevo tudo isso para deixar claro que sabemos exatamente com quem estamos lidando e que esta CPI deve ser acompanhada de perto pelo povo de Santa Maria.

    Os crítico gostam de me chamar de oportunista, pois que falem a vontade, não podem me chamar de omisso.

  10. Boa a idéia de um abaixo assinado pedindo a CPI!
    Quem sabe o SEDUFSM pudesse articular esta idéia.
    Não acho que o vereador Rempel precise ir as ruas pedir apoio, acho que ele deve seguir conversando, pessoa educada que é, com seus pares. Mostrando a necessidade da CPI, que a meu ver deve ser sobre os FLUXOS FISCALIZATÒRIOS da Prefeitura, quem faz o que? Como faz? Quem fiscaliza? Quem é o chefe que DEVE revisar? Quem é o que assina o documento final? E definir responsabilidades?
    Definir a ação dos CCs que tem um viés político, deixar certos atos apenas para concursados,…
    Este é o debate. A Kiss, infelizmente, é a tragédia que aciona este momento. Isto deveria ter ocorrido fazem anos.
    Acho que os atuais veradores, muitos deles questionados na gestão anterior, podem prestar um serviço incomparável agora. Tenho a certeza que teriam apoio de muitos. Lógico que críticas tambem surgiriam, mas porque medo delas? Quando bem fudamentadas podem ser a semente de boas mudanças.
    Vereadores! Por uma CPI da administração! Ética! Sem politicagem, isto caberá a vocês, quem se disvirtuar será visto.
    O medo, me parece, é que muitos não conseguem se segurar e a qualquer momento, como forma de proteção, apelaram que certo comentário foi político, mesmo quando não foi. A TV Câmara será vossa segurança, tudo é filmado.
    Firmem a CPI!

  11. Vereador Marion! Vereadores Indecisos!
    Favor ler a entrevista do sr. Schirmer: http://oglobo.globo.com/pais/prefeito-de-santa-maria-os-documentos-estavam-em-ordem-7439106

    Destaco a seguinte parte: >>>

    Os documentos apontam alguma irregularidade?

    Hoje pela manhã tive a ocasião, pela primeira vez, de ler os documentos, e estou rigorosamente convencido de que, nas questões que envolvem a prefeitura, os documentos estavam formalmente e rigorosamente aptos para o funcionamento da boate. Os documentos da prefeitura estavam em ordem no dia da tragédia. <<<

    NÃO! NÃO! No dia da vistoria o Alvará SANITÁRIO estava VENCIDO e ganhou um OK ao lado. Muitos já chamaram atenção disto, incluisve aqui neste site.

    Imaginemos que por causa de uma bebida contaminada poucas pessoas tivessem morrido ou ficado enfermas.
    Não teríamos a tragédia, mas teríamos vítimas.

    Por isto a CPI é importante, para AFINAR certos procedimentos. Corrigir os erros na hora. Definir que um fiscal ATUE imediatamente seja o que for.
    Como um fiscal coloco um OK ao lado de um documentos VENCIDO? O sanitário venceu em março… a vistoria do Controle foi em Abril, no mínimo deveria ter pedido o novo alvará, ter ligado para seus colegas da saúde e verificar como andava o sanitário da KISS.
    Agora leio na Razão que o atual secretario, quando questionado sobre o alvará sanitário, teria declarado que "não era tão importante para aquele tipo de estabelecimento"!!!!

    Como assim, então para que pedem? Ali tinha comércio de bebidas, de comidas, tem banheiro, precisa higiene…
    Ora sr. Secretário! O sr. está EQUIVOCADO!
    Srs Vereadores é por causa disto que eu acho que a CPI precisa ser feita, para ESTUDAR os fluxos operacionais da prefeitura, não é para condenar, isto caberá a justiça, mas voces vereadores são nossos FISCAIS, não façam como os que hoje criticamos.
    A CPI é a Fiscalização das Fiscalizações da cidade de Santa Maria. Todas elas, de todas atividades.

    Veradores nossos FISCAIS, não sejam omissos, nem prevariquem… defendam quem vos paga, nós contribuintes.

    Não DEIXEM que surjam debates políticos na CPI, isto cabe a vocês e podem ter certeza, se ela enveredar para um sujo debate politiqueiro, nós que pedimos a CPI iremos abrir a boca. Seremos vossos fiscais. Contem conosco, pois contamos com voces.
    Marion! Assina! Demais veradores assinem!

  12. Fora RENAN
    Fora Marion
    Pensei num abaixo assinado, periga e o próprio Marion assina e retira…

    Um abaixo assinado PELA CPI! Qem podia iniciar esta idéia…

    Alo Werner! Deixa uma folha lá no Calçadao que eu assino e não retiro, não sou volúvel…

  13. Quer dizer que para o senhor Mortari, uma cpi nao é necessária neste momento! Você nao deve ter enterrado um filho,2filhos ,2 noras, e 1sobrinha! Concerteza nao! Deve ter ficado sentado em sua residência assistindo pela tv. Se no seu ponto de vista nao há ,no meu e de tantas outras mães, e familiares há! Quem sabe você espera a polícia resolver tudo,e depois instala uma cpi! Jamais esqueça senhor Mortari quem votou em você no passado,pode estar esperando uma atitude sua hj, e dependendo pode nao votar no futuro! Santa Maria vergonha !!!! Estamos chorando a morte de nossos filhos e tendo que implorar para queles cujo qual pagamos, e elegemos façam algo por nos!! Abaixo assinado santa Maria chega !! Vamos diminuir o número de vereadores !!!!

  14. Werner: Que bom que tu continua na Câmara… e que ruim tu ter que discutir política com gente de tão pouca qualidade (em sua maioria). Precisaríamos de mais “Werners Rempels”. CPI já!

  15. Marion: Espero sinceramente que os cargos que lhe foram prometidos valham a pena. Não há nesta cidade quem a defenda mais do que eu, mas nessa hora tenho vergonha de ser Santamariense.

  16. Foram eleitos 21 vereadores, destes apenas 5 até o presente momento assinaram, vergonhoso para seus eleitores ! Muitos santa Marien-ses se perguntavam em meio a todo aquele terror: ” onde estão nossos 21 vereadores ? Destes 21 apenas 7 foram vistos os demais sumiram! O povo de santa Maria com certeza lembra-ra o nome dos vereadores que stao assinando ! Parabens pela iniciativa vereador!

  17. Sou apartidário (acho que é bom ressaltar, pois é muito comum o pessoal se ater a qualquer comentário pelo viés político nessas horas) e ia comentar que o vereador deveria justificar o motivo de ser contrário à cpi, mas vi que o mesmo já o fez num comentário abaixo…
    Ok, tá justificado. Só caberiam as seguintes perguntas então: por que ele MUDOU de ideia? Por que num primeiro momento foi a favor e depois contra (se não foi pressão do executivo, o que foi?)?
    E se depois de terminado o inquérito ele é então a favor da cpi?
    Não sei sinceramente se uma cpi da câmara vai chegar a algum lugar, se vai esclarecer algo mais, mas acho também que é, no mínimo, um dever deles do qual não poderiam se eximir (agora ou mais adiante)… ou têm algo tão mais importante e urgente assim agendado para os próximos tempos (muitas ruas pra colocar nomes?)?

  18. Acho que este cidadão Luís Venâncio,deve ser algum ccs do senhor prefeito,porque fica muito aborrecido quando falam dos desmandos desse senhor. Fique tranquilo,seu lugar já está garantido. Agora defender a covardia do Mortari é imperdoável.

  19. Policia, MP, CREA, Assembléia, Câmara dos deputados… Todos investigando… Só prefeitura e Câmara de vereadores que acham que não há o que ser investigado! Que tudo foi fatalidade!

  20. Que coisa! Uma Câmara de vereadores que já teve tantos nomes… João gilberto, Marcos Rolim, Beto São Pedro, Sergio Blattes, Adelmo e Tarso Genro, jorge mottecy, Renan Kurtz, joão nascimento, Valdeci Oliveira, onelio prevedello, zanatta, pimenta, maria gessi, galvão e tantos outros.., não merecia ter uma atitude covarde, de capacho, de omissão vergonhosa…

  21. Tenho acompanhado o debate desde o início da tarde e quem lê meus comentários aqui sabe que não sou afeita a longos textos e não fugirei a regra, embora o momento talvez exija.
    Não há como interditar as prerrogativas parlamentares, como alguns aqui sugerem, a não ser que rasguemos e coloquemos na fogueira nossos direitos duramente conquistados.
    Escudar-se na dor dos familiares ou nas investigações de outras esferas chega a ser ofensivo.
    Suspeitar das intensões do proponente e dos demais signatários é de uma estupidez brutal, juntem-se a eles e provem seu equívoco.
    Dizer que a CPI tem motivações políticas, ora, aquela casa é a essência da política, se assim não fosse não teria finalidade alguma.
    O que estamos assistindo é muito simples, uma minoria ( que ficou menor ainda)tentando legitimamente garantir seus direitos constitucionais e uma maioria, não menos legítima, tentando impedir. É assim que funciona, todo o resto não faz sentido.

  22. Quem deve estar contente com essa situação devem ser os outros tantos vereadores que não apoiam a instauração da CPI. Só se fala do Marion Mortari, o cara que tomou as iniciativas mais ignorantes, a pior estratégia política, acabou sendo o crucificado de hoje. O amadorismo é algo que impera na camara de vereadores de SM.

  23. Parabéns Mortari,eu achei desde o início que se tratava de politicagem, querem ganhar vantagem em cima da desgraça alheia muito triste isso,graças a Deus temos pessoas competentes cuidando do caso,e isso com certeza não ficará impuni.

  24. Ferraz

    Vamos anotar o que disseste: qualquer incidente fruto de descaso de fiscalização por parte do executivo de Santa Maria DEVERÁ ser cobrado do vereador “puxa e frouxa”, assina-rtira-assina-retira

    Só uma pergunta: ele ASSINOU com uma caneta, para retirar sua firma deve ter entregue algo firmado.
    Seria interessante ver o teor de ambos documentos.
    O pedido hoje com 5 firmas e o documento de retirada… seria ainda mais decepcionante se foi feito apenas de boca. Acredito que Rempel não tenha aceitado. Neste documento PÚBLICO deveria/poderia estar a famosa justificativa.
    assinado-desassinado-assinado-retirado

    Borreau, Jaci Borreau

    Já sei a quem poderia emprestar meu sobrenome…alguem palpita?

  25. O vereador não explicou porque assinou o requerimento da CPI se não havia motivo e todo esse blá-blá-blá da conclusão do inquérito? Assinou sem saber o que estava fazendo e quando viu o que era, voltou atrás? Se for isso, para mim, é uma demonstração de falta de responsabilidade. Por outro lado, não está escrito em lugar algum que os vereadores precisam esperar inquérito para fazer uma CPI. Instalar uma comissão de inquérito é prerrogativa inarredável do parlamento. Lamenta-se que o vereador não tenha clareza disso ou tenta se esconder em desculpas.

  26. Mortari, sempre foi o vereador que mais fiscalizou e cobrou do governo! Ele ta certo que esse não é o momento… CPI só tem validade por 90 dias, se for aberta agora precisa ter uma conclusão dentro desse prazo! Ele ta certo que esse não é o momento… primeiro tem que sair a conclusão do inquérito Policial para depois abrir um CPI!

  27. Seo Claudemir, está lembrado? Quantas vezes teclei aqui: “VINTE E UM (21) VEREADORES para…” Que tal, um impeachment coletivo e ficar só com CINCO???

  28. é lamentável e vergonhosa a atitude do Vereador Mortari. Independente do motivo, não precisamos dele para entender que o Mortari se acovardou por nada.
    Primeiro assina e depois pensa que não é o momento?
    O momento da Câmara e seus vereadores fazerem algo será depois de tudo resolvido?
    O vereador Mortari me parece, junto com os demais que estão do outro lado do muro, que estão esperando o prato pronto, bem servidinho, prá sentar e comer quentinho. Bem, dai eles irão aparecer e dizer que a CPI é necessária.
    Parabéns ao vereador Rempel e aos vereadores Fort, Jorjão, Guerra e Diniz que assinaram o requerimento. Os demais estão com medo de perder suas indicações de cargos, ou de serem perseguidos pelo executivo. Só pode ser isso.
    Eu continuo afirmando: “Quem não deve não tem o porque temer”.
    A sociedade está aguardando uma posição firme deste parlamento. Chega de projetos prá colocar nome em rua, prá propor sessão de homenagens, medalhas, diplomas, só prá aparecer nas fotos. Façam valer os altos salários que ganham prá representar a população que clama por atitude.

  29. Considero todos os comentários aqui postados um belo exemplo do exercício da democracia.
    Penso que faltou dizer que as CPIs são um instrumento das minorias. Portanto…

  30. Não tenho partido político, não sou afiliado em nenhuma instituição, mas sou cidadão. Meu caro Marion Mortari: A Kiss já passou. Ainda existe ausência e esta existirá com CPI ou não. Mas a nossa cidade precisa de esclarecimento. Pouco importa aos cidadãos se a CPI tem cunho político. Que mudem o cunho dela se for o caso. A sociedade vai cobrar este voto de ti, hoje ou amanhã! De ti e de todos!

  31. A Câmara de Vereadores de Santa Maria precisa dar uma resposta a cada cidadão santa-mariense e as famílias vítimas desta tragédia da Boate Kiss. A instauração de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito deveria sem um consenso entre todos o vereadores, e não estarem se preocupando se trará prejuízos pessoais ou eleitoreiros. A comunidade quer trabalho, quer empenho, quer respostas das autoridades constituídas.
    Espero que os vereadores que ainda não assinaram ao pedido de instauração da CPI reflitam e pensem que estarão cumprindo um dever legal com toda a sociedade.
    A polícia Civil vem desempenhando um belo trabalho na condução do inquérito.
    Para que todos tenham conhecimento, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo.
    Assim como a comunidade num todo vem demonstrando total solidariedade com o próximo, que nossos Vereadores se sensibilizem e cumpram suas atribuições constituídas e confiadas pelo Povo.

  32. Quer dizer então que na visão do vereador, o conjunto de procedimentos equivocados, o somatório de negligências observadas, os funcionários relapsos, tudo isto ele concorda? Se uma tragédia vier a acontecer novamente, para ele está tudo bem?
    Como eu digo, não se trata de caçar bruxas, mas não há dúvidas de que houve erros. Estes erros devem obrigatoriamente ser identificados e corrigidos.
    Que a pressão está pegando, ninguém duvida. Mas e a pressão da opinião pública do mundo inteiro que espera algo efetivo depois de tamanha tragédia, não conta? Por favor!

  33. Claudemir

    As postagens do Mortari rendem bastante…o cara é um campeão de comentàrios… pode verificar… antes foi a troca de partido, agora troca de opinião…
    opa.. TROCAS? qual será a próxima?

  34. As razões: Mortari se disse pressionado pelo governo municipal e preocupado com eventuais prejuízos ao seu mandato parlamentar.

    Então, é melhor garantir o mandato que pensar na população da cidade? Essa CPI tinha que ter iniciado há semanas!

    QUE ABSURDO!!!!

    QUE POLÍTICOS SUJOS !!!!

    É UMA PESSOA QUE ESTÁ LÁ POR VOTO POPULAR E NÃO PRA ATENDER AOS INTERESSES DO EXECUTIVO!!!!

  35. A justificativa do vereador pra retirar sua assinatura do requerimento de criação da CPI (continuo acreditando no que afirma o jornalista) dá a exata medida de seu GRANDIOSO espírito público.
    Essa é uma das atitudes mais vergonhosas que eu já tomei conhecimento. Prejuízos ao mandato? Que mandato, vereador? É mais importante proteger o mandato do que investigar a morte criminosa de centenas de jovens? Ou o mandato serve apenas pra apresentar moções e solicitações de patrolamentos e outras abobrinhas?
    É, a turma do Xirme tá afiada, a matilha tá fazendo plantão.

  36. de certa forma é a prefeitura mostrando as asinhas, pressionar o delegado não podem, e tudo mundo sabe que bem que tentaram tirar o Arigony da jogada, mas um vereador parece que sucumbiu…

  37. Vamos lá.

    É o simples, básico, lógico e óbvio.
    O requerimento para a abertura desta CPI deveria ser assinado por todos os vereadores, pois não se trata de uma disputa politico-partidária, é uma questão de cidadania.

    Mas, apostar nisto parece ser utópico.
    ¡Viva a Argentina!

  38. Claudemir escreveu que o vereador se sentiu pressionado por alguma razão.Alguem disse.. se disse pode ter ouvido e contado.
    Fácil imaginar quem foi.

  39. Quanto mais gente investigando melhor! Covardes os que colocam na competencia do trabalho das forcas policiais o motivo de nao promoverem cada vez mais a busca pela verdade. Estamos cansados de ver em Brasilia (nos ultimos 20 anos) os culpados e covardes nao apoiarem as CPIs dando explicacoes demagogicas e mentirosas. Pois agora isso acontece aqui em SM!
    QUEM NAO QUER INVESTIGAR TEM MEDO OU RABO PRESO!?
    Sera que as maes e demais familiares das vitimas nao merecem que se investigue tudo e todos relacionados com o evento?

  40. Esta não cola… mudou de idéia?
    Entao explique o PORQUE assinou?
    Assina, desassina, assina, desassina…
    Será que é este tipo de verador que o povo que o elegeu esperava…

    Nos demais projetos e assuntos será assim?

    O povo espera um vereador COERENTE.

    estou triste… não decepcionado, pois não votei no edil…

  41. Se o jornalista Claudemir Pereira (viu que não te chamei de “ex”??) diz na notícia que o vereador “se disse pressionado pelo governo municipal e preocupado com eventuais prejuízos ao seu mandato parlamentar” e o próprio vereador faz um post dizendo que “eu NUNCA me senti pressionado pelo Executivo, quem acompanha meu trabalho sabe que sou uma pessoa séria e nunca fui influenciado”, isto significa que a notícia dada foi mentirosa?
    Claudemir:
    Pode esclarecer para a gente o que aconteceu??
    Abraço
    Luiz Venancio

    PS: Garibaldi: alter-ego? mas tu és muuuuito ruim de mira!! rs…
    (NOTA DO SÍTIO – esclarecer o quê? O vereador, que, aliás, agiu melhor do que muitos políticos da comuna, ao responder direta e democraticamente, em vez de usar de outras artimanhas, expôs o que ele acha. Cada um julgue como achar conveniente. O leitor, no caso, aparentemente, acredita no vereador. É um direito indisponível. Só não queira colocar o jornalista contra sua fonte. Simples. Cumprimentos ao vereador Mortari, que respeitou o trabalho do profissional, embora o contestando. Com civilidade. Como deveria ser com todos)

  42. Ainda acredito na instalação da CPI mas lendo alguns comentários tenho que concordar com uma possibilidade sugerida. Se a CPI da CMVSM não sair, quem sabe um CPI da Assembleia Legislativa? Quem sabe, diante desta tragédia que afetou todo o estado do RS e o Brasil não traríamos mais visibilidade ao problema acontecido aqui em Santa Maria. Quem sabe?

  43. Marion,
    mas assinar depois do inquérito não é pior? No inquérito, pode ser que alguém não seja responsabilizado, e isso pode ser visto como um oportunismo de alguns setores. A Câmara de Vereadores deve agir em colaboração com a Polícia, mas também com independência. Além do mais, só tem sessão na terça, e a CPI tem sete dias depois disso para ser instalada, ou seja, depois do inquérito. A sociedade espera uma resposta efetiva da Câmara de Vereadores, e se eximir de responsabilidade agora, não é o melhor caminho.

  44. Os covardes querem blindar o Schirmer e os Bombeiros. Mortari covarde.
    E o tal Vargas – PSDB que papeia tanto sobre segurança pública, se acovardou também ??????

  45. Atenção colegas de visita do Blog… ajudem-nos a monitorar a dança das cadeiras dos CCs… logo logo teremos novidades.. O Mortari garantiu alguns… esta retirada nao custou um CC.

  46. Medo de perder algum cczinho ou uns estagiários? Gaúcho tem palavra! Esse vereador deve ter nascido pra cima do Mampituba!

  47. eu particularmente sempre gostei do vereador Mortari, não vou condenar a sua decisão isoladamente, mas quero entender que pressão é essa que fez o governo municipal. Qual o medo que o governo Schirmer tem da CPI? Qual o interesse do governo em não deixar que o povo saiba a verdade. Vergonha, Santa Maria!

  48. Boa tarde, primeiramente gostaria de dizer que essas razões escritas por este jornalista não são verídicas, eu NUNCA me senti pressionado pelo Executivo, quem acompanha meu trabalho sabe que sou uma pessoa séria e nunca fui influenciado. Neste momento não sou a favor de uma CPI pelo simples motivo do Inquérito Policial não ter terminado, precisamos esperar a conclusão deste, pois todos os órgãos estão acompanhando este inquérito como: Ministério Público, comissões Federal, Estadual, e Municipal. Após a conclusão do inquérito se for necessário se abre uma CPI, pois os culpados deveram ser responsabilizados por essa tragédia. Neste momento de dor não podemos pensar em politicagem, precisamos ter respeito aos familiares e amigos das vitimas. Abraço
    Obs.: Claudemir quando tiver alguma dúvida pode me ligar ou deixar mensagem no fac, pois respondo sempre.
    Marion Mortari

  49. Lamentavel a atitude deste vereador. Acovardar-se por medo de represálias? Quem são “esses” que detem o poder de ameaçar-lhe? Se houve ameaça, pois é o que parece, mais uma razão para abrir a boca e mostrar para sociedade quem são os ratos que imperam na politica santamariense. E se houve ameaça, algo de errado há por não quererem a instalação de uma CPI.
    O momento e a situação podem até não ser apropriados para politica ou disputa partidaria, mas é o momento certo para investigar todas as circusntâncias do ocorrido.
    Volto a dizer, aqueles que não querem a CPI estão por temendo algo e não me venham com babozeiras de que estão fazendo politica encima situação que isso é conversa pra boi dormir.

  50. CPI pra investigar na Assembléia Legislativa o Governo Estadual o líder do governo Tarso não tem coragem de articular né Deputado Valdeci Oliveira??? Aí sobra desculpas e falta ação, não esqueçamos que o incêndio matou 239 pessoas e os pobre bombeiros não tinham nem máscara de proteção.

  51. Se não deu aqui, que tal na Assembléia?
    Uma CPI dos Bombeiros, uma coisa mais ampla, que verifique as condições de trabalho dos Bombeiros, a relação destes com as empresas que prestam serviços de laudo e assessoria a empresas, que verifique o uso dos FUNREBOM, que verifique porquê o governador Tarso Genro mandou o comandante calar a boca durante uma entrevista para a TV.
    Como o governo do PT tem maioria na Assembléia, só não vai fazer se não tiver vontade política.
    E se não tiver vontade política, a sociedade gaúcha e brasileira vai achar que os deputados da base do governo do PT são todos COVARDES.
    Que tal?

  52. Parabéns Mortari, este momento não permite disputa partidária. Exijo respeito como amigo de uma porção de vítimas. Queremos justiça e não vai ser a Câmara de vereadores que vai faze-la, que este momento seja de reflexão e aperfeiçoamento da legislação vigente e não de palanque eleitoral. Parabéns Mortari pela atitude. Já dizia Damaceno “Só não muda de opinião quem tá morto, ou é burro o suficiente para morrer e se afogar em sua própia e insignificante existência. “

  53. Parabéns ao vereador Mortari, que não faz politicagem em tragedia como alguns. Não temos espaço para disputas políticas, queremos justiça e justiça não se faz com politicagem fica a dica. Perdi amigos nessa tragedia e sei que não vai ser com brigas de facções políticas que vamos resolver alguma coisa. A grandeza se mostra nessas horas, o vereador Mortari teve a grandeza de mesmo sendo oposição ao atual governo, não assinar uma CPI que é só interesse político. Parabéns Mortari, mostraste grandeza…

  54. Santa Maria jamais esquecerá esta tragédia e também jamais esquecerá os fatos e atos dela decorrestes. Ainda acredito na instalação da CPI, mas este ato do vereador Mortari e a justificativa para ele já está registrado como uma extensão da tragédia.

  55. COVARDIA é a manobra petista de fazer politicagem nessa tragédia e tentar impor uma CPI que até as pedras da avenida rio branco sabem que tem cunho partidário. Onde estava o Dr. Werner no dia da tragédia? Ajudou alguém? Parabéns Mortari pela lucidez em não participar desse jogo de carta marcada. Depois do inquérito policial podem criar quantas CPI quiserem, mas antes é tudo palanque eleitoral.

  56. O que o governo municipal quer esconder? Hoje na Câmara faltou o prefeito e até mesmo o procurador da Câmara (também presidente do PMDB) não estava presente mesmo sendo dia de sessão, dia normal de expediente e serviço! Por que eles faltaram?

  57. Os pais das crianças vitímas da tragédia gravem bem os nomes destes homens politicos, que recuam diante das verdades por motivos? que se dizem pressionados e quem essa gentalha devia representar o povo ou seus direitos e interesses pessoais, Que seja desvendado a obscuridade da não participação destes…. na CPI PORQUÊ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo