Artigos

Eros, Psiquê e Santa Maria – por Luiz Carlos Nascimento da Rosa

Numa quinta-feira com manhã ensolarada, com um céu de brigadeiro fomos desenvolver uma atividade artística, coordenada pelo meu amigo Professor Zé Renato, envolvendo Teatro, Dança e Música com nossos alunos na União Universitária e no RU, na UFSM.

Penso que as diferentes linguagens das artes podem se transformar em mediadores para que voltemos a vida com muito amor e carinho. Depois da atividade fui almoçar na casa de meus lindos, amorosos e generosos amigos Priscila e Marcelo. Estamos precisando resurgir, literalmente, das cinzas que nem o Pássaro de Minerva. Lá no almoço, propiciado pela minha amiga falamos de amor, solidariedade, de luta pela vida e de flores.

Depois desse encontro afetivo e gastronômico tomei a decisão de ir para casa cuidar de mim, de minha linda cadelinha Mel e de minhas flores. E assim o fiz. Enquanto cuidava de minhas florzinhas veio-me a mente meus livrinhos de Mitologia. Embebido pelo amor, cuidado e carinho da Priscila e do Marcelo por mim fui direto ao capítulo que fala de Eros, ou Cupido, como queiram. Fui ao filho da bela Vênus – pensem! Eros, Deus do Amor.

Eros, afora todos os desígnios divinos, apaixona-se pela linda, mas mortal Psiquê. Eros e Psique, como em qualquer tragédia, sofrem barbaramente. Pela inveja de Vênus, Psiquê estava fadada a sofrer em um estado perene de solidão ou casar-se com um monstro. A inveja de suas irmãs pelo prazer que ela estava tendo com marido desconhecido, Psiquê desobedece os desígnios divinos e provoca o trágico. Fere Eros. Pensemos o que está escrito em meus livrinhos de mitologia. Eros fala para a Psiquê: duvidas de meu amor? Tens algum desejo que não lhe foi atendido? Tudo o que te peço é que me ames. Prefiro que me ames como igual a me adorares como um Deus.

Eros, divino, e Psiquê, mortal, não abrem mão de seu ato de amar. Passam por provações, mas felizmente o amor vence e Eros e Psiquê ficam juntos. Segundo meus alfarrábios de Mitologia, Psiquê significa em grego, borboleta ou alma. Psiquê na mitologia grega representa nossa alma humana. Nossa alma sofre e tem desgraça para desfrutar, no futuro, de algo primordial que se chama felicidade.

Do abençoado casamento de Eros e Psiquê nasceu uma filha chamada Prazer. O Barqueiro Aqueronte já levou nossos lindos, amados e felizes filhos para o mundo de Hades. Thanatus, o Deus da morte, tomou conta de Santa Maria, a partir do trágico dia 27 de Janeiro. Afugentemos Thanatus de nossas vidas e, lutemos para que o amor de Psiquê e Eros nos encaminhe para o bem e para o resurgimento. Sabedores e conscientes da dor, vamos resurgir das cinzas. Colocaremos oferendas no Oráculo de Eros.

Que Eros com suas imensas asas brancas e cristalinas paire por Santa Maria. Que suas flechas certeiras do amor contaminem nossos corações. Que o amor brote como erva daninha em nossas vidas. Que a filha de Eros e Psique, – o Prazer, volte a reinar em nossas vidas. Que o egoísmo capitalista não nos torne insensíveis e desumanos. Que a delicadeza, a generosidade e o amor pela vida e pelo ser humano dos meus amados amigos Priscila e Marcelo não sejam envão. Que as asas e a flecha de Eros nos contaminem. Que o amor tome conta de nossa lindinha santinha da boca do monte. Viva Psiquê e a generosidade na alma Humana. Viva o desejo, viva o prazer. Viva a solidariedade. Viva Eros pairando sobre nossa cidade. Viva o amor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo