Religião

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Qual deve ser o perfil do novo Papa, que substituirá o conservador Bento XVI?

POR MAIQUEL ROSAURO

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. pena, mas pena mesmo, dos que pensam que o ser humano e fruto de uma evolucao espetacular. cara, que pena. e olha q nao sou catolico, nem espirita, nem umbandista, nem testemunha de jeová, nem do candomble, muito menos daquela igreja em q o pastor ensina em video no youtube como arrancar dinheiro de trouxa e cego de espirito.!
    falando em historia, ja que a igreja nao sabe nada, onde estao os livros, que constam na historia, em que a igreja catolica os excluiu, eliminou, da futura biblia, onde se condenava e mostrava a podridao da igreja catolica nos primordios da terra?

  2. piadinha do facebook 2 : dizem que o novo papa vai fazer voltar a toma a inquisicão, quem nao for catolico vai pro castigo, e tambem o batismo vai ser no ventre da mae, nao mais qdo nascer, alias, sera q o bebe gostaria de ser batizado sem ter consciencia da coisa? isso e imposicao, creio que uma pessoa tem q ser batizada , se quizer, pela sua propria vontade. isso pra mim sempre foi uma imposicao que me afstou de ir a missas e afins na igreja catolica.

  3. Não sou versado em assuntos do Vaticano, e minha religiosidade é igual à da maioria das pessoas (só lembro de Deus na hora do aperto!), mas até onde sei, o papel de um Papa é manter e defender os valores pregados pela Igreja Católica Apostólica Romana.
    Dito isto, é fácil perceber que seu papel é conservador e moralista, pois os valores da Igreja Católica são baseados em dogmas seculares/milenares que não contemplam “modernização” nos moldes do que alguns equivocadamente defendem que ela faça.
    Um exemplo claro é a questão do surgimento da vida na Terra.
    No dogma da Igreja Católica, o homem (e a mulher) são fruto da vontade de Deus expressa em um ato de criação, mesmo que a ciência comprove a teoria darwiniana e as descobertas arqueológicas demonstrem que o ser humano é fruto de uma evolução espetacular.
    Assim é também em diversas questões relacionadas a valores, ideais e visões de mundo.
    Religião não é ciência, portanto, não precisa seguir à lógica da ciência nem render-se às descobertas e evidências que a ciência comprova.
    É por este tipo de razão que o Papa não tem outro papel senão a defesa intransigente dos valores basais da religião católica.
    O Papa é um limite moral.
    O Papa, portanto, não é um animador de Auditório como alguns parecem querer (para isto já existem os “bispos” e “pastores” midiáticos que vendem o céu com boleto bancário).
    O papel do Papa é ser aquele pai ou avô conservador, duro, intolerante com tudo que contrarie/confronte a visão de mundo por ele determinada, por vezes chato, mas sempre um “porto seguro” para os seus nos momentos de fraqueza, dor ou necessidade.
    Podemos até discordar (e eu discordo muito…), mas para os milhões de seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana o que se espera de um Papa é isto mesmo.

  4. Tem que ser um papa que seja a favor do controle da natalidade, ou se for contra que mande fazer em cada igreja do mundo um albergue para crianças, de familias que não tem condições de ter uma e tem dez, tudo porque os padres são contra o controle e uso de pilulas e camisinha, e o governo que ao em vez de controlar da bolsa familia para ter voto, não se interessando se vão mendigar pelas ruas das cidades, esse é a mentalidade da igreja e dos politicos, ou estou mentindo.

  5. Seo Maiquel, que tal um papa brasileiro e petelufe, hein? Já pensastes? A cumpanherada com um pé na terra e o outro no céu… Oigaletê, barbaridade…

  6. agora falando sério, eu acredito que deveria ser um Papa mais atualizado com as mídias, e disposto a fazer uma relação mais positiva com as outras religiões.
    O Papa Bento XVI não aceitava muito bem as questões de modernidade. Inclusive, é importante salientar, que o Leonardo Boff, fez uma comentário muito forte sobre essa questão do atual Papa não possuir ser ultrapassado, tendo inclusive dificultado o diálogo interno com os demais líderes da Igreja Católica.
    Se isso é verdade, para o catolicismo ganhar força, sugiro um Papa que saiba se comunicar internamente e externamente, e que tenha os pés firmes no chão, buscando a unidade e o fortalecimento da Igreja Católica.

  7. brincadeirinha do facebook: pensei até no José Serra, pois com a candidatura do Aécio ganhando força, não vai sobrar cargo prá ele disputar.

  8. Perfil?
    Deveria bastar uma única coisa: ser Cristão.
    Respeitar os mandamentos, fazer o bem, parar de viver na opulência, lutar contra oa desiguladade,… Pois isto é o que um cristao deve fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo