AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Assembleia e Kiss, Valdeci e Rolim, Conlutas, ponte da 158, atenção psicossocial

* Além de todas as atividades marcadas para Santa Maria, o primeiro mês da tragédia da Kiss será marcado também na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, dia 27.

* Lá acontece, no salão Júlio de Castilhos, a partir das 6 da tarde, uma missa, conforme pedido do deputado Valdeci Oliveira ao presidente do parlamento, Pedro Westphalen. O ato será celebrado pelo capelão da AL, padre Tarcísio Rech.

* Antes, nesta terça, tem sessão deliberativa no Legislativo. No final da manhã, líderes partidários e dirigentes da Casa definem quais e quantas MATÉRIAS serão votadas.

* Há uma dezena em condições, mas quarto têm precedência – do contrário as demais não poderão ser apreciadas. Entre as que trancam a pauta há um veto parcial do governador Tarso Genro.

* Depois de quarto dias de molho, na semana passada, por força de uma gastroenterite, voltou à ativa nesta segunda, o deputado Valdeci Oliveira.

* Entre as atividades das quais participou, uma foi a reunião do pleno do Secretariado, com o governador. Outra um seminário da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da qual é vice-presidente.

* Na CCDH, inclusive, houve palestra da ex-vereadora da capital, Helena Bonumá, e do ex-deputado estadual e federal santa-mariense Marcos Rolim.

Rolim (D) e a importância da união entre CCDH e os que a ela acorrem (foto Tiago Machado)
Rolim (D) e a importância da união entre CCDH e os que a ela acorrem (foto Tiago Machado)

* Este realçou a importância da Comissão, que precisa ter “capacidade de diálogo muito grande com as pessoas, já que quem a procura tem muito poucos espaços para fazer isso”. O fato de ouvir e dialogar muito já é uma demonstração de cidadania”, disse Rolim.

* Após as palestras, a CCDH definiu as principais linhas de atuação. Por acordo, Valdeci Oliveira assumirá a presidência em 2014 e o deputado Jeferson Fernandes será vice.

* “Importante contar com todo o conhecimento do Rolim e da Helena Bonumá neste começo de trabalho e numa área fundamental como essa”, disse Valdeci.

* A Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) promove nesta quarta, 27, data que fecha um mês da tragédia de Kiss, manifestação na praça Saldanha Marinho, a partir das 7 e meia.

* Durante o ato será distribuído um panfleto (abaixo, à esquerda) que alerta para a necessidade de acompanhar as investigações e também em defesa de que haja justiça, com a responsabilização dos causadores do incêndio na boate, que levou à morte de 239 pessoas.

luneta sedufsm* Rondon de Castro, presidente da Sedufsm, entidade vinculada à Conlutas, DESTACA que a atividade é aberta à comunidade e demais entidades sindicais e do movimento social e popular.

*  Os manifestantes também se somam, às 8h, à programação que foi chamada na cidade em memória das vítimas, que inclui a realização de badalar de sinos, toque de buzinas ou mesmo aplausos.

* Na tarde desta segunda, o presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, e Daniel Diniz estiveram no escritório local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

* Os dois parlamentares buscaram INFORMAÇÕES técnicas junto ao engenheiro Olivar Behegaray, sobre a situação em que se encontra a ponte da Garganta do Diabo, na BR 158.

Vereadores com o engenheiro do DNIT: pedido de laudo técnico (foto Ana Bittencourt/AI.CV)
Vereadores com o engenheiro do DNIT: pedido de laudo técnico (foto Ana Bittencourt/AI.CV)

* A ida dos edis ao DNIT se deveu a relatos que se espalharam na internet nos últimos dias, sobre “trepidação maior que o normal” na ponte,

* Com relatos adicionais de do volante, ao presidente da Câmara, houve a decisão de protocolar junto ao DNIT uma solicitação de laudo técnico sobre as condições de conservação da estrutura.

* Os vereadores, acompanhados pelo engenheiro, farão uma vistoria na ponte sobre o Vale do Menino Deus, agendada para às 9 e meia desta terça, 26.

* O Serviço de Acolhimento 24 horas, realizado pelo Núcleo de Atenção Psicossocial,  já realizou, até o momento, 1.305 tendimentos a familiares das vitimas e demais pessoas que estão com sofrimento mental em decorrência do incêndio na boate Kiss

* Neste balance do NAP, instalado junto ao Caps Caminhos do So, incluem-se atendimentos individuais, grupais, por telefone e visitas domiciliares a sobreviventes.

* Os telefones do Acolhimento 24h são (55) 32192333 e (55) 91674026. O Núcleo, coordenado pela Secretaria de Saúde do Município, começou a atuar no dia da tragédia, sendo que os atendimentos passaram a ser computados a partir do dia 31 de janeiro.

* O Caps Caminhos do Sol está localizado na Av. Borges de Medeiros, nº 1897 e dispõe ainda de um e-mail para contato institucional: [email protected].

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo